terça-feira, 28 de setembro de 2021

Devo tomar ou não tomar a terceira dose da vacina para COVID-19?

Por hora, a vacinação com a terceira dose da vacina contra a COVID-19 está sendo realizada em pessoas imunocomprometidas, maiores de 70 anos e profissionais de saúde.

*** 
Até o momento, a vacinação com a terceira dose para as vacinas contra a COVID-19 é reservada aos imunocomprometidos, aos idosos com mais de 70 anos e aos profissionais de saúde. Os imunocomprometidos são as pessoas submetidas a quimioterapias para o tratamento de câncer, os que fazem terapias imunossupressoras ou os que realizaram transplantes de órgãos ou medula óssea. Essa dose de reforço está sendo realizada como forma de garantir maior segurança dessa população contra a nova variante Delta do coronavírus, a qual tem se mostrado mais transmissível, e gera manifestações mais graves da COVID no mundo a fora. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda uma dose de reforço para maiores de 70 anos, que completaram o ciclo vacinal há 6 meses,  imunocomprometidos, que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias, a partir da segunda quinzena de setembro de 2021, e profissionais da saúde. A dose extra fornecida será, preferencialmente, a vacina das farmacêuticas Pfizer/BioNTech. Mesmo assim, o restante da população não contemplada não precisa se preocupar, uma vez que o atual regime vacinal de uma ou duas doses que está sendo oferecido já confere eficácia substancial para minimizar os efeitos da circulação de todas as variantes, inclusive a Delta. Além disso, os adultos saudáveis com menos de 70 anos, por enquanto, não estão recebendo a dose de reforço, tendo em mente a escassez de doses existentes e sua necessidade urgente para vacinar o restante da população com pelo menos uma dose. A Organização Mundial da Saúde reforça a importância de todos se vacinarem, principalmente aqueles que ainda não tomaram nenhuma dose, como medida essencial de combate à transmissão do coronavírus.

Referências: 
UptoDate. COVID-19: Vaccines to prevent SARS-CoV-2 infection. Atualizado em 8 de setembro de 2021. Disponível em http://www.uptodate.com/ Acesso em: 14 set. 2021.

Krause, P. R. et al. Considerations in boosting COVID-19 vaccine immune responses. The Lancet, Sep.13, 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(21)02046-8 Acesso em: 15 set. 2021.

Brasil. Casa Civil. Terceira dose da vacina Covid-19, para reforço da imunização, começa em setembro. Atualizado em 25 de agosto de 2021. Disponível em: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2021/agosto/ministerio-da-saude-anuncia-dose-de-reforco-para-vacinacao-contra-a-covid-19 Acesso em: 14 set. 2021.

Brasil. Ministério da Saúde. Ministério da Saúde aprova dose de reforço para profissionais. Atualizado em 24 de setembro de 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021-1/setembro/ministerio-da-saude-aprova-dose-de-reforco-para-profissionais.  Acesso em: 29 set. 2021.

Autor do resumo:
Aluno Lucas Soares da Rocha
Curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão
Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.