segunda-feira, 15 de março de 2021

Após ser vacinado, em quanto tempo estarei protegido contra a COVID-19?


A imunidade completa contra a COVID-19 só acontece de 2 a 3 semanas após a pessoa tomar a segunda dose da vacina.

*** 
Atualmente, há 2 vacinas contra a COVID-19 distribuídas no Brasil: A vacina de Oxford (desenvolvida em parceria com a AstraZenica e produzida no Brasil pela Fiocruz) e a CoronaVac (desenvolvida pela parceria da Sinovac Life, na China, com o Instituto Butantã). Após a vacinação, o corpo precisa de um tempo para desenvolver imunidade (anticorpos e defesa celular) contra o SARS-CoV-2 (coronavírus causador da COVID-19). Em relação a vacina CoronaVac, principal vacina utilizada no Brasil, o tempo estimado para o desenvolvimento da imunidade é de 2 semanas após a segunda dose da vacina (sendo a segunda dose administrada cerca de 3 semanas após a primeira dose da vacina). A vacina de Oxford também gera imunidade completa de 2 a 3 semanas após a segunda dose (administrada cerca de 3 meses após a primeira dose). Vale ressaltar que mesmo após tomar a vacina, ainda é possível que a pessoa seja infectada pelo SARS-CoV-2 e transmita o vírus para pessoas que ainda não tomaram a vacina (suscetíveis à infecção e à forma grave da COVID-19). Portanto, ainda é preciso manter os cuidados essenciais de prevenção, como distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscaras, mesmo após a vacinação.

Referências: 
UpToDate. Edwards, Kathryn M; Orenstein, Walter A. Coronavirus disease 2019: vaccines to prevent SARS-CoV-2 infection. Informação atualizada em: 09 mar. 2021. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/coronavirus-disease-2019-covid-19-vaccines-to-prevent-sars-cov-2-infection. Acesso em: 14 mar. 2021.

Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento Científico de Imunizações. Dúvidas sobre vacinas COVID-19: perguntas e respostas. Guia Prático de Atualização, 27 jan. 2021., p. 1-13. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/22908f-GPA-Vacinas_COVID19_-_Atualizacao.pdf/. Acesso em: 12 mar. 2021.

INSTITUTO BUTANTAN. Por que é preciso continuar tomando cuidados mesmo após a vacinação?. Publicado em: 4 mar. 2021. Disponível em: https://butantan.gov.br/temp/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/por-que-e-preciso-continuar-tomando-cuidados-mesmo-apos-a-vacinacao. Acesso em: 14 mar. 2021.

ROSÁRIO, Mariana. 83% das vacinas disponíveis para aplicação no Brasil são CoronaVac. Veja, Saúde. Atualizado em: 9 mar. 2021. Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/83-das-vacinas-disponiveis-para-aplicacao-no-brasil-sao-coronavac/. Acesso em: 14 mar. 2021.

Autor do resumo:
Gustavo José Miranda da Cunha

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Observação:
Geralmente, o Projeto Fale com o Dr. Risadinha busca informações com alto nível de evidência científica para fornecer respostas seguras e confiáveis ao seu público. Mas por se tratar de assunto novo, muitas informações sobre coronavírus e COVID-19 são opiniões de especialistas, carecendo de mais estudos científicos que as comprovem.


Clique AQUI para avaliar esta informação!

Sua opinião nos ajuda a melhorar nosso trabalho.