segunda-feira, 16 de março de 2020

Que cuidados deve se ter na casa de uma pessoa com COVID-19 suspeita ou confirmada?


A pessoa com COVID-19 suspeita ou confirmada deve ficar isolada e toda superfície que for usada ou tocada por ela deve ser limpa constantemente.
***
Se uma pessoa estiver com suspeita de COVID-19, doença causada pelo novo Coranavírus, ela e seu cuidador devem seguir alguns passos para prevenir que o vírus se espalhe em casa e seja transmitido aos outros moradores e vizinhos. Dentro de casa, uma pessoa com COVID-19 deve, na medida do possível, evitar o contato com outros moradores. O ideal é que ela fique em um cômodo separado dos outros e que use um banheiro exclusivo para ela. Caso não seja possível um banheiro separado, o ideal é limpar e desinfetar o banheiro após cada uso, pois o novo coronavírus pode permanecer em algumas superfícies por dias. Por isso, as superfícies da casa que são muito usadas, como balcões, mesas, criados-mudos, interruptores de luz, maçanetas, utensílios de banheiro, pias, sanitários, telefones, tabletes, controles remotos e teclados devem ser desinfetadas, preferencialmente, várias vezes ao dia. Áreas que tiveram contato com sangue, fezes ou fluidos corporais como lágrimas, saliva e urina, por exemplo, também devem ser limpas várias vezes por dia. Caso haja sujeira visível, em alguma superfície, a sujeira deve ser retirada com algum papel ou tecido absorvente e depois pode ser feita a limpeza do local com sabão ou detergentes e após a limpeza, pode ser feita a desinfecção. A desinfecção pode ser feita, por exemplo, com álcool líquido na concentração de 60 a 80%, que deve ser aplicado nas superfícies por meio de fricção, ou saneantes a base de cloro (como o hipoclorito de sódio na concentração de 0,5%), ou com algum outro desinfetante padronizado, desde que regularizado junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Quando a pessoa com COVID-19 for adulta e estiver em um espaço de isolamento dentro de casa, pode-se deixar com ela suprimentos de limpeza pessoal como lenços de papel, toalhas de papel, produtos de limpeza e desinfetantes a fim de que use esse material com maior facilidade. Além disso, a pessoa infectada ou com suspeita de infecção não deve compartilhar utensílios domésticos como pratos, copos, talheres, toalhas, roupa de cama, dentre outros, com outras pessoas ou animais. Após usar esses itens, eles devem ser bem lavados com água e sabão. Também é importante que a pessoa com COVID-19 cubra a boca e o nariz quando tossir ou espirrar e jogue os lenços usados em uma lixeira forrada com saco plástico. Além disso, deve lavar as mãos frequentemente, principalmente, logo depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz, com água e sabão por, pelo menos, 20 segundos. Caso as mãos estejam visivelmente sujas, a melhor opção para limpeza é usar água e sabão. Caso não haja água e sabão, um higienizador de mãos com pelo menos 60% de álcool pode ser usado, cobrindo toda a superfície das mãos e esfregando-as até que estejam secas. Deve-se evitar tocar em olhos, boca e nariz, se as mãos não estiverem bem lavadas.

Referências: 
Centers for Disease Control and Prevention. Steps to prevent the spread of COVID-19 if you are sick. Informação atualizada em: Mar. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/about/steps-when-sick.html Acesso em: 11 Mar. 2020.

Recomendações do Ministério da Saúde e da ANVISA para a operação regresso. Disponível em:  https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/11/operacao-regresso-11fev-b.pdf. Atualizado em: Fev. 2020. Acesso em: 11 mar. 2020


Autor do resumo: 
Jéssica Nara Targino Cavalcante

Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão



Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!