segunda-feira, 16 de março de 2020

Quais cuidados uma pessoa com COVID-19 confirmada ou suspeita deve ter ao sair de casa?


Uma pessoa com COVID-19 confirmada ou suspeita deve evitar transportes e locais públicos, bem como contato com outras pessoas e com animais. Se tiver contato, deve ser usando máscara.
***
Se uma pessoa estiver com COVID-19, ou com suspeita de estar infectada pelo novo coronavírus, ela deve seguir alguns passos para prevenir que o vírus se espalhe em sua comunidade. Uma pessoa com COVID-19, com sintomas leves e que não precisa de internação, deve ficar isolada em casa durante a doença e evitar sair. Se precisar de atendimento médico, deve entrar em contato com a unidade de saúde por telefone antes de sair de casa, para ter certeza a qual unidade de saúde deve se dirigir. Esse contato com a unidade de saúde, ajudará os profissionais de saúde tomarem medidas para evitar que outras pessoas sejam expostas ou infectadas pelo novo coronavírus. As pessoas com COVID-19 não devem ir para a escola, para o trabalho ou para outras áreas públicas, como cinemas, shoppings, praias, supermercados, feiras etc. Pessoas com COVID-19 também não devem andar de táxi, carona, ou usar transportes públicos, como ônibus e metrôs, e devem evitar contato com animais domésticos. Há, até o momento, apenas um caso no qual um animal doméstico foi infectado pelo coronavírus. Contudo, mesmo assim, é recomendado limitar o contato com animais até que se tenha mais informações sobre o vírus. Uma pessoa com COVID-19 deve usar uma máscara que cubra a boca e o nariz enquanto estiver em contato com outras pessoas ou com animais, por exemplo, em uma mesma sala, ou no mesmo veículo ou quando entra em um serviço de saúde, como um hospital. Caso a pessoa com COVID-19 não consiga usar a máscara, por exemplo, porque atrapalha na respiração, as outras pessoas em contato com ela devem usar. Também é importante que a pessoa com COVID-19 cubra a boca e o nariz quando tossir ou espirrar e jogue os lenços usados em uma lixeira forrada com saco. Além disso, deve-se lavar as mãos frequentemente, com água e sabão por pelo menos 20 segundos, principalmente logo depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz. Caso não haja água e sabão, um higienizador de mãos com pelo menos  álcool 60% pode ser usado, cobrindo bem toda a superfície das mãos com o produto e esfregando-as até que estejam secas. Deve-se evitar tocar em olhos, boca e nariz, se as mãos não estiverem lavadas. Caso as mãos estejam visivelmente sujas, a melhor opção para limpeza é água e sabão.

Referências:
Centers for Disease Control and Prevention. Steps to prevent the spread of COVID-19 if you are sick. Informação atualizada em: Mar. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/about/steps-when-sick.html Acesso em: 11 mar. 2020.

Autor do resumo:
Jéssica Nara Targino Cavalcante

Revisores do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!