quarta-feira, 18 de março de 2020

Há diferença em usar água e sabão ou álcool gel na limpeza das mãos para a prevenção da COVID-19?


Para prevenir a COVID-19, é melhor lavar as mãos com água e sabão. Se isto não for possível, as mãos podem ser limpas com gel higienizador de 60% até 95% de álcool.
***
Uma das coisas que podem ser feitas para diminuir as chances de ter COVID-19, a doença causada pelo novo Coronavírus é lavar as mãos frequentemente, ou seja, todas as vezes que se tocar uma superfície potencialmente contaminada. A limpeza das mãos feita tanto com álcool gel (de pelo menos 60% a 95% de álcool) quanto com água e sabão, pode eliminar diferentes microorganismos das mãos. No caso do novo Coronavírus, a limpeza das mãos deve ser feita preferencialmente com água e sabão, por pelo menos 20 segundos. Depois de lavadas com água e sabão, as mãos devem ser enxaguadas e então secas, de preferência com um papel-toalha que possa ser jogado fora. Se as mãos estiverem visivelmente sujas, a melhor opção para limpeza é água e sabão. Caso não tenha uma pia por perto e as mãos não estejam visivelmente sujas, a limpeza com gel higienizador de mãos com pelo menos 60% até 95% de álcool é uma alternativa razoável. Seja usando álcool gel ou água e sabão, é importante cobrir toda a superfície das mãos com o produto e esfregar bem, garantindo que foram limpos também os pulsos, unhas e as regiões entre os dedos. Tanto o sabão quanto o álcool gel a ser utilizado na limpeza das mãos devem seguir a regulamentação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ao usar produtos caseiros ou falsificados e, portanto, não regulamentados, existem dois riscos. Um deles é de que o produto não funcione realmente para a limpeza, não sendo, portanto, útil na prevenção de doenças. Outro risco é de que o produto, ou seus ingredientes, façam mal à saúde, provocando alergias ou contaminações diversas.

Referências:
Centers for Disease Control and Prevention. What to do if you are sick. Informação atualizada em: 16 Mar. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/about/steps-when-sick.html Acesso em: 17 mar. 2020.
UpToDate. Patient education: Coronavirus disease 2019 (COVID-19) (The Basics). Informação atualizada em: 17 Mar. 2020. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/coronavirus-disease-2019-covid-19-the-basics. Acesso em: 17 mar. 2020. 
UpToDate. Coronavirus disease 2019 (COVID-19). Informação atualizada em: 16 mar. 2020. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/coronavirus-disease-2019-covid-19. Acesso em: 17 mar. 2020. 

DynaMed. COVID-19 (Novel Coronavirus). Informação atualizada em: 17 Mar. 2020. Disponível em: https://www.dynamed.com/. Acesso em: 17 mar. 2020. 
Autor do resumo: 
Jéssica Nara Targino Cavalcante

Revisores do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão


Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!