segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

O que fazer quando a prescrição do médico difere da bula?


prescrição médica pode divergir da bula do medicamento. Neste caso, o médico deve esclarecer o paciente ou o responsável pelo paciente sobre a prescrição.
***
Ao iniciar um tratamento, o médico e o paciente precisam estabelecer uma meta clara e realista para a melhoria da saúde do paciente. O médico deve deixar claro ao paciente o motivo para realizar um tratamento, sobre como o tratamento irá ajudá-lo, sobre os riscos envolvidos no tratamento e os riscos de abandonar o tratamento. Após definir o objetivo do tratamento, o médico deverá selecionar os medicamentos que ajudarão alcançar esse objetivo. Ao escolher um medicamento, o médico deve considerar diversos fatores, como: a gravidade da doença do paciente; as propriedades do medicamento; o preço do tratamento; os potenciais riscos do medicamento; os potenciais benefícios do medicamento; bem como, as condições de saúde que o paciente possui. Algumas vezes, principalmente no tratamento de crianças, o medicamento disponível para o tratamento de uma condição não possuí indicação para uso em crianças na bula do medicamento. Neste caso, o médico poderá decidir, juntamente com a família, pelo uso de um medicamento que ainda não foi formalmente aprovado para este perfil de paciente. Porém, esse tipo de decisão pode trazer riscos ao paciente e a família deve ser informada sobre esses riscos. Portanto, quando há discordância entre a prescrição do médico e a bula do medicamento, é muito importante compreender porque o médico tomou esta decisão e se esta decisão está embasada em estudos científicos anteriores. Por sua vez, o médico deve sempre esclarecer ao paciente ou à sua família as razões para a prescrição de um medicamento de forma que todos estejam suficientemente tranquilos e seguros sobre a decisão tomada e o tratamento a ser realizado.

Referências: 
Nursing Reference Center [Internet]. Pallarito, Karen. Beware safety risks posed by 'off-label' drug use. Health Day News, 02 nov. 2015. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 06 out. 2019.

Autor do resumo: 
Gustavo José Miranda da Cunha

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!