segunda-feira, 19 de outubro de 2020

A Covid-19 pode gerar complicações na gestação?

Um aumento na taxa de partos prematuros e partos cesáreos está relacionado à Covid-19. A cada 100 bebês de mães com Covid-19, 3 estão infectados pelo novo coronavírus.

Durante a pandemia da COVID-19, que cuidados devem ser tomados pelas pessoas nas unidades de diálise?

Durante a pandemia de COVID-19, as pessoas devem usar máscaras, manter o distanciamento, lavar as mãos e evitar tocar no rosto, quando em unidades de diálise.

O que gera a perda de paladar?

Anormalidades na percepção do gosto dos alimentos podem ser ocasionadas por infecções, medicamentos, tabagismo, deficiência de nutrientes e diversas doenças.

O que são as bolhas sociais no contexto da COVID-19?

Uma bolha social é definida como um pequeno grupo de pessoas com as quais se pode ter contato físico próximo durante a quarentena.

O que gera a queda de cabelos?

A queda de cabelos pode ser causada por hormônios, distúrbios autoimunes, deficiências nutricionais, estresse, cuidados inadequados ou ser decorrente de condições genéticas.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

O que é medicina baseada em evidências?

A medicina baseada em evidências emprega os melhores resultados de pesquisa disponíveis para orientar a tomada de decisão clínica durante a assistência em saúde.

Quando devo fazer o isolamento no contexto da COVID-19?

Pessoas com sinais e sintomas de COVID-19 ou com COVID-19 confirmada por exame com ou sem sintomas devem se isolar em casa para evitar infectar outras pessoas.

O que é a quarentena no contexto da COVID-19?

Uma pessoa que possa ter sido exposta a COVID-19 deve fazer a quarentena para que, caso tenha sido infectada, não transmita o coronavírus a outras pessoas.

domingo, 31 de maio de 2020

Como identificar se uma informação é confiável?

Informações que apresentam o nome completo do autor, profissão ou formação do autor, formas de contato com o autor, data de publicação, local de publicação, veículo de publicação e referências bibliográficas são mais confiáveis.

sábado, 30 de maio de 2020

Como desinfetar locais onde estiveram pacientes com COVID-19?

Procedimentos de desinfecção de rotina são apropriados para o SARS-CoV-2. As salas de procedimentos de geração de aerossol podem requerer protocolos aprimorados.

Quanto tempo o novo coronavírus sobrevive fora do corpo humano?

O tempo de sobrevivência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) fora do corpo humano pode variar de algumas horas a alguns dias, a depender da superfície e da temperatura.

Quais complicações a COVID-19 traz para a saúde?

A COVID-19, quando grave, pode trazer complicações para os pulmões, coração, cérebro, sistema nervoso e olhos.

sábado, 9 de maio de 2020

10.000 mortos por COVID-19 no Brasil

Em nove de maio de 2020, o Brasil atingiu o número de dez mil mortos por COVID-19. A equipe do Projeto Fale com o Dr. Risadinha solidariza-se com as famílias e lamenta pelo sofrimento que estejam passando. Nosso Projeto continua inteiramente à disposição da população para responder as diversas dúvidas sobre a saúde humana, incluindo as dúvidas sobre coronavírus e COVID-19.

A poluição do ar pode agravar a COVID-19?

A poluição pode facilitar a transmissão da COVID-19, diminuir a imunidade das pessoas e aumentar a gravidade dos casos e a necessidade de internação hospitalar.

Quais são os sinais e sintomas da COVID-19?

Febre, calafrios, tosse, dificuldade para respirar, dores musculares, dor de cabeça, dor na garganta e alterações na pele são alguns dos sinais e sintomas da COVID-19.

Qual a origem do coronavírus?

O SARS-CoV-2, coronavírus causador da doença COVID-19, provavelmente surgiu a partir da transmissão da doença de animais para pessoas na China.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

O que é COVID-19?

COVID-19 é a doença causada pelo novo coronavírus. Há casos de COVID-19 sem sintomas, com sintomas leves e moderados, e casos graves que podem levar à morte.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Milhares de mortos por COVID-19. O que podemos fazer?

No dia 28 de abril de 2020, o Brasil atingiu o número de cinco mil mortos por COVID-19. A equipe do Projeto Fale com o Dr. Risadinha solidariza-se com as famílias e lamenta pelo sofrimento que estejam passando. Nosso Projeto continua inteiramente à disposição da população para responder as diversas dúvidas sobre a saúde humana, incluindo as dúvidas sobre coronavírus e COVID-19.

Qual a causa de infecção urinária recorrente em mulheres?

Infecção urinária recorrente pode decorrer de anormalidades anatômicas ou funcionais, mas pode estar presente em mulheres sexualmente ativas e sem anormalidades.

terça-feira, 28 de abril de 2020

Fumar protege contra a COVID-19?

Cigarros possuem diversas substâncias que podem prejudicar os sistemas cardiovascular, pulmonar e imunológico, dificultando a melhora do paciente com COVID-19.

Que cuidados devem existir nos consultórios odontológicos no contexto da COVID-19?

Os consultórios odontológicos devem ser arejados e ter suas superfícies desinfetadas frequentemente para diminuir os riscos de transmissão do novo coronavírus.

Quais equipamentos de proteção individual devem ser usados pelos profissionais de saúde na assistência de pacientes com COVID-19?

Profissionais da saúde devem usar avental, luvas, máscara e proteção para olhos sempre que estiverem expostos a pacientes com COVID-19 confirmada ou suspeita.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Posso ficar doente com a COVID-19 mais de uma vez?

Estudos estão sendo realizados para verificar se a infecção pelo COVID-19 confere imunidade definitiva ou temporária ao paciente. Contudo, a Organização Mundial de Saúde alerta para a possibilidade de reinfecção.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

quarta-feira, 1 de abril de 2020

A transmissão do coronavírus é influenciada pelo clima?

Estudos iniciais indicam que a transmissão do COVID-19 poderá ser mais intensa no inverno. Porém, mais dados científicos são necessários para estabelecer a correlação entre o clima e a transmissão da COVID-19.

sábado, 28 de março de 2020

O que é a Síndrome de Burnout?

Síndrome de Burnout é uma síndrome psicológica que leva ao esgotamento emocional e físico de um profissional que foi exposto por muito tempo a um trabalho emocionalmente exigente.

quarta-feira, 25 de março de 2020

No contexto do coronavírus, quando devo procurar atendimento médico?

Pacientes com falta de ar, tosse, febre que não melhora com o uso de medicamentos, dor no peito, confusão mental, incapacidade de despertar ou lábios e rosto azulados devem buscar atendimento médico.

terça-feira, 24 de março de 2020

segunda-feira, 23 de março de 2020

quinta-feira, 12 de março de 2020

Como o coronavírus se espalha entre as pessoas?

O principal mecanismo de transmissão do coronavírus é através do contato com uma pessoa infectada que, ao tossir e espirrar, espalha gotículas com o vírus.

terça-feira, 3 de março de 2020

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020