sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Consumir alimentos com agrotóxicos faz mal para a saúde humana?


Alguns estudos relacionam o consumo de alimentos com agrotóxicos com, por exemplo, recém-nascidos prematuros ou com baixo peso ao nascer e infertilidade do homem.
***
Apesar das quantidades de agrotóxicos nos alimentos que foram testados pela Anvisa estarem dentro do limite aceitável, não é possível excluir a possibilidade do consumo diário de alimentos contendo agrotóxicos provocar problemas de saúde. Ainda não há estudos que comprovem malefícios provocados pelos agrotóxicos. Porém, alguns estudos relacionam o consumo de agrotóxicos na gestação com a maior probabilidade de recém-nascidos serem prematuros ou terem menor peso. O consumo de alimentos contendo agrotóxicos também pode estar relacionado com menor fertilidade em homens. Outros estudos relacionam o consumo de alimentos contendo agrotóxicos com alterações na memória, comportamento, capacidade de aprendizagem e deficiências motoras (na movimentação do corpo), principalmente em crianças. Já está comprovado que os agrotóxicos em grande quantidade são prejudiciais para a formação do sistema nervoso do bebê durante a gestação. Entretanto, ainda não foi comprovada essa relação quando a mãe está exposta a menor quantidade de agrotóxicos, como em alimentos. Não há evidências científicas que relacionem o uso de agrotóxicos ao aumento de cânceres. Todavia, algumas pessoas podem sofrer intoxicação por agrotóxicos, principalmente aqueles que trabalham em áreas rurais. A intoxicação por agrotóxicos não ocorre por consumo de alimentos contendo agrotóxicos. Quando há uma intoxicação por agrotóxicos, a pessoa pode apresentar aumento de saliva, lágrimas, urinar e evacuar sem conseguir controlar, ter enjoos e vômitos. Outros sintomas possíveis na intoxicação por agrotóxicos são a falta de ar e a fraqueza muscular, podendo chegar a convulsões e até ao coma em casos mais graves. O tempo para se iniciarem os sintomas após a exposição ao agrotóxico é variado, podendo ir de 3 até 12 horas.

Referências: 

UpToDate [Internet]. Occupation and environmental risks to reproduction in females: specific exposures and impact. Atualizado em abril de 2019. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 30 jul. 2019.

UpToDate [Internet]. Steven, B. Organophosphate and carbamate poisoning. Atualizado em janeiro de 2019. Disponível em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 30 jul. 2019.

ANVISA [Internet]. Agrotóxicos em alimentos. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/duvidas-sobre-agrotoxicos-em-alimentos. Acesso em: 30 jul. 2019.

Autor do resumo: 
Gabriella Neves Cury

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!