segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Como tratar a artrose ou a osteoartrite?


A artrose, também chamada de osteoartrite, a depender do caso, é tratada com medicamentos, cirurgia, perda de peso, exercícios e uso de órteses.
***
A artrose ou osteoartrite é uma condição complexa e não há um tratamento eficaz para alterar o desenvolvimento da doença. Assim, o tratamento visa diminuir a dor, diminuir a restrição funcional e modificar o processo de lesão das articulações (juntas). Durante a consulta, os profissionais de saúde farão algumas perguntas ao paciente para conhecer a dor, sua intensidade e sua origem, como por exemplo, saber se a osteoartrite é gerada por obesidade ou desalinhamento nas articulações. Com bases nas informações obtidas com o paciente, o profissional de saúde poderá estabelecer a melhor forma de tratamento. Dependendo do caso, o tratamento da osteoartrite poderá ser realizado com o controle do peso, exercícios e uso de órtese (aparelho utilizado para dar suporte ao paciente e preservar a articulação). Medicamentos anti-inflamatórios serão indicados pelo profissional de saúde quando o paciente com osteoartrite estiver com dor intensa. Quando a osteoartrite está muito avançada, pode ser necessário a realização de cirurgia, que faz a substituição total da articulação, sendo muito eficaz, principalmente em pacientes com osteoartrite de joelho e quadril. O paciente com osteoartrite deverá realizar acompanhamento médico constante, para avaliar como anda o tratamento e seu estado de saúde. Outras condições como depressão, distúrbios de sono e problemas sociais, podem surgir, sendo necessário o paciente e o profissional de saúde ficarem atentos para realizar intervenções quando necessárias. Embora exista uma grande variabilidade entre os pacientes e a forma com que a osteoartrite se apresenta, a dor e o funcionamento das articulações são estáveis, ou seja, não há melhora ou piora dos sintomas ao longo do tempo.

Referências: 
UpToDate [Internet]. Overview of the management of osteoarthritis. Informação atualizada em: 11 de outubro de 2017. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 07 set. 2019.

Autor do resumo:
Gustavo José Miranda da Cunha

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!