sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Como diminuir os agrotóxicos dos alimentos?


Higienizar corretamente frutas e legumes, descascar, cozinhar e escolher produtos da época e identificados são medidas para diminuir o consumo de agrotóxicos.
***

A higiene de frutas e legumes é recomendada independente se a intenção do consumidor é diminuir ou não seu consumo de agrotóxicos. A higiene correta deve ser realizada mergulhando as frutas e os legumes em água com hipoclorito de sódio (“água sanitária”) durante 20 minutos. A medida é 1 litro de água para 1 colher de sopa de “água sanitária”. Após os 20 minutos, é importante enxaguar abundantemente os alimentos. A lavagem reduz a carga de agrotóxicos e a “água sanitária” diminui a contaminação por germes e micróbios. Outra recomendação para reduzir a carga de agrotóxicos é descascar e cozinhar os alimentos. Após descascar, deve-se lavar os utensílios de cozinha que foram usados para, então, cortar o vegetal ou a fruta, pois eles podem estar contaminados pelos agrotóxicos das cascas.  É importante optar por alimentos que sejam rotulados e com identificação do produtor, pois alimentos sem identificação podem não ser supervisionados e utilizar quantidades maiores de agrotóxicos do que as permitidas. Os alimentos da “época” ou “safra” têm menos agrotóxicos do que aqueles fora de época. Por exemplo, morangos vendidos no verão terão mais agrotóxicos que morangos vendidos no inverno, quando é a “época” do morango. Alimentos orgânicos também têm menos agrotóxicos que os comuns, entretanto não estão livres de agrotóxicos. Os alimentos orgânicos podem se contaminar com agrotóxicos do vento ou do lençol freático (a água que corre por baixo da terra). Portanto, alimentos orgânicos são uma opção para quem quer consumir menos agrotóxicos. É importante dizer, entretanto, que não há comprovação de que alimentos orgânicos sejam superiores aos alimentos que têm agrotóxicos em sua produção.

Referências: 
UpToDate [Internet]. Occupation and environmental risks to reproduction in females: Specific exposures and impact. Atualizado em abril de 2019. Disponível  em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 30 jul. 2019.
UpToDate [Internet]. Organic food and children. Atualizado em março de 2019. Disponível  em: https://www.uptodate.com/. Acesso em: 30 jul. 2019.
ANVISA [Internet]. Agrotóxicos em alimentos. Disponível  em: http://portal.anvisa.gov.br/duvidas-sobre-agrotoxicos-em-alimentos. Acesso em: 30 jul. 2019.

Autor do resumo: 
Gabriella Neves Cury

Revisor do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão 

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!