segunda-feira, 3 de junho de 2019

O que é herpes genital?


Herpes genital é uma doença causada pelo vírus herpes que pode ocasionar feridas dolorosas na região genital (partes íntimas).
***
Herpes genital é uma doença causada pelo vírus herpes que pode ocasionar feridas dolorosas na região genital (partes íntimas). Tais feridas podem afetar qualquer parte do órgão genital. O herpes genital é uma doença que em algumas pessoas pode reaparecer de tempos em tempos, mesmo a após o desaparecimento total das feridas. Isso ocorre porque o vírus que causa o herpes genital permanece vivo e adormecido nos nervos da região genital, mesmo após as feridas desaparecerem. A transmissão do vírus para uma pessoa ainda não infectada é mais comum quando há relação sexual com uma pessoa que apresente lesões (feridas) de herpes na região genital. Entretanto, a transmissão pode ocorrer também mesmo na ausência das lesões. Dois tipos de vírus herpes pode infectar a região genital, o tipo 1 e o tipo 2. O herpes tipo 2 é o tipo mais comum na região genital e é transmitido durante a relação sexual desprotegida, ou seja, sem o uso de camisinha. Já o herpes tipo 1, apesar de mais comumente infectar os lábios, pode eventualmente infectar a região genital por meio do sexo oral. Uma pessoa já infectada por um dos tipos pode ainda ser infectada em um outro momento pelo outro tipo, tendo assim herpes genital pelos vírus tipo 1 e tipo 2. As feridas do herpes genital geralmente aparecem na forma de bolhas que estouram antes de serem percebidas formando lesões (feridas) que podem causar muita dor, vermelhidão, coceira e ardência ou dor na hora de urinar. Tais sintomas podem ser erroneamente confundidos com uma infecção urinária. Outros sintomas como febre, dor de cabeça, ínguas, mal estar e dor no corpo aparecem mais frequentemente juntamente com as lesões quando uma pessoa que ainda não apresenta o vírus é infectada por um dos dois tipos de vírus herpes. Em muitas pessoas, as lesões genitais da herpes não causam sintomas, passando despercebidas pela pessoa infectada. A infecção genital pelo vírus herpes aumenta a chance de se contrair o vírus HIV em relações sexuais sem o uso de camisinha.

Referências: 
UpToDate [Internet]. Epidemiology, clinical manifestations, and diagnosis of genital herpes simplex virus infection. Informação atualizada em 10 de janeiro de 2017. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 7 jun. 2017

Autor do resumo: 
Nivaldo Sena da Silva

Revisores do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Gabriella Neves Cury

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!