quarta-feira, 5 de junho de 2019

Como prevenir os sangramentos no nariz?


Os sangramentos no nariz podem ser prevenidos por medidas simples como umidificar o ar, hidratar o nariz e não cutucar o nariz.
***
Geralmente, o sangramento no nariz, também conhecido como epistaxe, não ocorre devido a uma doença. Contudo, algumas vezes, esse tipo de sangramento pode indicar um problema sério de saúde, necessitando de atendimento médico. Alguns casos de sangramento no nariz podem ser prevenidos por medidas simples como umidificar o ar, hidratar o nariz e não cutucar o nariz. Existem casos de sangramento que acontecem porque o nariz está seco, como ocorre em pacientes internados no hospital que usam uma mangueirinha de oxigênio no nariz, ou mesmo quando o ar está muito seco. O sangramento que ocorre devido à secura do nariz pode ser prevenido com o uso de umidificadores de ar, além de hidratantes próprios passados dentro das narinas com um objeto com ponta de algodão. O uso de sprays nasais com solução salina também pode ajudar hidratar o nariz. É importante perguntar ao médico quais hidratantes e sprays podem ser passadas no interior do nariz. Outra importante causa de epistaxe é cutucar o interior do nariz. Cutucar o nariz com menos frequência ajuda a prevenir o sangramento. Uma medida para evitar o sangramento por cutucar o nariz é manter as unhas bem cortadas, o que tanto desencoraja a mexer dentro do nariz quanto ajuda para que as unhas não machuquem o interior do nariz. Caso alguém tenha tido um episódio de sangramento no nariz, medidas que ajudam a prevenir que o nariz volte logo a sangrar são: não assoar o nariz, não cutucar e não ficar com a cabeça baixa por muitas horas após o sangramento.

Referências: 
MayoClinic [Internet]. Nosebleeds. Informação atualizada em maio de 2018. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/symptoms/nosebleeds/basics/when- to-see-doctor/sym-20050914.Acesso em: 16 abr. 2019.

MayoClinic [Internet]. Nosebleeds: first aid. Informação atualizada em setembro de 2017. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/first-aid/first-aid-nosebleeds/basics/art-20056683. Acesso em: 16 abr. 2019.

Autor do resumo: 
Jéssica Nara Targino Cavalcante

Revisores do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Gabriella Neves Cury

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!