segunda-feira, 10 de junho de 2019

Como evitar a gravidez?


Evita-se a gravidez com o uso dos anticoncepcionais orais e injetáveis, uso de camisinha, ou por meio de laqueadura ou vasectomia. 
***
Os métodos para evitar a gravidez variam de acordo com a idade, sexo e condição de saúde de cada indivíduo. A gravidez pode ser evitada por métodos de barreira, métodos hormonais, métodos intra-uterinos (dentro do útero) e métodos cirúrgicos. Os métodos de barreira são a camisinha masculina, a camisinha feminina e o diafragma. As camisinhas são os únicos métodos que além de evitarem a gravidez, protegem contra doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS e a sífilis. Os métodos hormonais são divididos entre hormonais combinados, ou seja, aqueles que contém dois tipos de hormônios (o estrógeno e o progestágeno) e hormonais que contém apenas um hormônio (o progestágeno). Usando as pílulas com dois hormônios, ao final de cada cartela de pílulas, a mulher precisa fazer um intervalo de alguns dias, antes de iniciar uma nova cartela. Os métodos combinados não devem ser usados por mulheres que estão amamentando, que possuem histórico de câncer de mama, que tenham tromboembolismo ou enxaqueca. Os métodos que contém apenas um hormônio são as minipílulas, as injeções trimestrais e os implantes. As minipílulas são tomadas sem intervalos entre as cartelas. As mulheres podem ainda usar os contraceptivos intrauterinos, conhecidos como DIUs. Existem dois tipos de DIU, os que contêm hormônio e o DIU feito de cobre. Além disso, ainda existem dois métodos cirúrgicos, a laqueadura e a vasectomia. A laqueadura tubária é uma cirurgia realizada na mulher. E a vasectomia é uma cirurgia realizada no homem. Para realizarem essas cirurgias, o homem ou a mulher devem ter mais de 25 anos ou pelo menos 2 filhos. Nenhum método anticoncepcional é totalmente seguro. Entretanto, os métodos mais seguros são os DIUs, o implante e as cirurgias. Por isso, para decidir sobre qual método utilizar para evitar a gravidez, é importante que a adolescente ou a mulher converse com um ginecologista, para esclarecer todas as suas dúvidas. Os homens interessados em realizar uma vasectomia devem consultar um urologista. Os médicos de família poderão também fornecer informações aos pacientes que tenham dúvidas sobre gravidez e planejamento familiar.

Referências: 
DynaMed [internet] Contraception overview. Atualizada em 19 de junho de 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 5 maio 2018.

Autor do resumo: 
Ângelo Alves Favaro

Revisor do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Gabriella Neves Cury

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!