sábado, 11 de maio de 2019

Vacinas causam autismo?

Vacinas não provocam autismo. Inúmeros estudos científicos demonstraram que não há qualquer relação entre o autismo e a vacina do sarampo ou qualquer outra vacina.
***
Vacinas não provocam autismo. Esse mito teve origem em um estudo publicado em 1998 por um médico chamado Andrew Wakefield. O estudo foi realizado com 12 crianças e dizia que havia relação entre o autismo e a vacina do sarampo. Entretanto, no mesmo ano, o estudo foi desmentido. Um dos assistentes do médico relatou que não foram encontrados vestígios do vírus do sarampo nas crianças da pesquisa e que o médico Andrew havia omitido essa informação. Não havia, portanto, nenhuma relação entre a vacina do sarampo e o autismo. Desde então, inúmeros estudos foram publicados demonstrando que não há qualquer relação entre o autismo e a vacina do sarampo ou qualquer outra vacina. O estudo de 1998 acabou criando medo em todo o mundo e levou muitos pais a pararem de vacinar seus filhos. Por isso, durante os últimos 20 anos, outros argumentos também surgiram contra a vacinação. Por exemplo, que as vacinas contém mercúrio e podem envenenar, e que ter doenças é melhor que tomar a vacina, mas nenhuma dessas informações é verdade. O mercúrio, também chamado de timerosal, é utilizado como conservante em algumas vacinas, mas já foi comprovado que a dose é tão pequena que não há qualquer malefício para quem toma a vacina. Para não colocar a vida do seu filho e a vida de outras pessoas em risco, esclareça suas dúvidas sobre a vacinação com um profissional de saúde.

Referências: 
Mayo Clinic [Internet]. Infant an toddler health: do vaccines cause autism? Is it ok to skip certain vaccines?. Disponível  em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/infant-and-toddler-health/in-depth/vaccines/art-20048334. Informação atualizada em 22 de março de 2019. Acesso em: 15 abr. 2019

KidsHealth [Internet]. Ben-Joseph, Elana Pearl. Is there a connection between vaccines and autism? Informação atualizada em março de 2019. Disponível em: https://kidshealth.org/en/parents/autism-studies.html Acesso em: 15 abr. 2019.

Autor do resumo: 
Gabriella Neves Cury

Revisores do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!