sábado, 11 de maio de 2019

Qual a importância de se observar o inchaço no corpo?

O excesso de líquido em alguma parte do corpo é chamado de edema ou inchaço. O inchaço pode ser um sinal de alguma condição ou doença.
***
O excesso de líquido em alguma parte do corpo é chamado de edema ou inchaço. O inchaço não é uma doença, mas sim um sinal de que existe algo causando esse excesso de líquido. O inchaço acontece devido ao vazamento de líquido dos vasos sanguíneos para os tecidos que estão perto, causando o acúmulo, que é visto pelo inchaço da região. O inchaço é mais comum nos pés, tornozelos, pernas, mãos e braços e pode aparecer nos dois lados do corpo ou apenas em um lado. Apesar de ser mais comum nessas regiões, o inchaço pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, como no pulmão e no cérebro, onde são bastante graves e requerem atenção médica rápida. Algumas causas do inchaço incluem ficar sentado por um longo tempo, (como em viagens ou em atividades nas quais é preciso ficar muito tempo sentado), comer alimentos com muito sal, estar no período pré-menstrual ou estar grávida. O inchaço pode aparecer como efeito colateral do uso de alguns tipos de remédios, como medicações para pressão alta, anti-inflamatórios não-esteroidais, estrógenos (hormônios artificiais presentes nos anticoncepcionais) e algumas medicações para diabetes. O inchaço também pode ser sinal de que a pessoa tem uma doença. Dentre as doenças que podem causar o inchaço, estão a insuficiência cardíaca congestiva, uma doença em que o coração não tem força para bombear o sangue, o que acaba levando ao inchaço nas pernas e nos pés, e por vezes na barriga. O inchaço na barriga também acontece em pacientes com cirrose (doença do fígado), mas pode ser difícil de reconhecer, especialmente em pacientes que têm a barriga aumentada por sobrepeso ou obesidade. Caso a barriga comece a crescer rapidamente, em poucos dias, e não exista outra explicação para esse aumento, pode ser um indício de edema no abdome, que é conhecido como ascite. Outra causa de inchaço no corpo é a doença nos rins. Na doença dos rins, o edema ocorre nas pernas, nos pés e ao redor dos olhos. Cirurgias também podem causar inchaços, que geralmente ocorre de um lado só do corpo. Quando se percebe o corpo inchado e se existe dificuldade para respirar, respiração curta (puxa o ar e não vem por completo) e dor no peito é importante procurar atendimento médico, pois podem ser sinais de edema pulmonar. Além disso, após a realização de uma viagem, caso o inchaço nas pernas e pés, não se desfaça, é importante ir ao médico, pois isso pode indicar a presença de um coágulo na perna, que resulta de uma doença conhecida como trombose venosa profunda.

Referências: 
MayoClinic [Internet]. Edema. Informação atualizada em outubro de 2017. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/edema/symptoms-causes/syc-20366493. Acesso em: 17 mar. 2019

Autor do resumo: 
Jéssica Nara Targino Cavalcante

Revisores do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Gabriella Neves Cury

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!