segunda-feira, 6 de maio de 2019

Qual é o tratamento para catapora?


O tratamento da catapora é focado em aliviar os sintomas, por meio de remédios, cremes e cuidados. Em casos mais graves, pode ser indicado um remédio antiviral.
***
A catapora, também conhecida como varicela, é altamente contagiosa. Assim, mesmo que o paciente tenha o tratamento adequado, recomenda-se que o paciente evite o contato com outras pessoas que nunca tiveram e nem foram vacinadas contra catapora até que esteja curado. Caso contrário, essas pessoas também podem pegar catapora. Em crianças saudáveis, a indicação de medicamento antiviral normalmente não é necessária. Medicamentos analgésicos, como paracetamol e ibuprofeno, podem ser utilizados para a redução de febre, dor de cabeça e dores corporais. A utilização de aspirina não é recomendada devido ao risco de desenvolver a síndrome de Reye (caracterizada por inflamação no cérebro e fígado). Quando o paciente possui feridas na boca, além de medicamentos analgésicos, também é recomendado comer alimentos frios e macios, evitando alimentos ácidos e salgados. Cremes emolientes (como a calamina) e comprimidos anti-histamínicos podem ser utilizados para a redução da coceira na pele dos pacientes com catapora. A utilização de compressas úmidas e frias ou banhos em água morna, que podem ser tomados juntamente com aveia ou bicarbonato de sódio, também podem propiciar uma redução da coceira. Para evitar que durante a coceira o paciente provoque arranhões e propicie infecções na pele, pode-se colocar luvas, aparar as unhas e manter as unhas e as mãos limpas. A higiene da pele deve ser rigorosamente mantida, por meio de banhos com sabão neutro, e deve-se ter atenção para casos de infecções nas feridas. Medicamento antivirais podem ser prescritos para indivíduos com mais de 12 anos, com baixa imunidade, bebês com menos de 28 dias de vida, mulheres grávidas, pessoas  com doenças de pele ou doença pulmonar crônica, ou para os casos graves de catapora. Para garantir uma boa recuperação, o paciente deve ingerir líquidos e alimentos recomendados pelo médico.

Referências: 
DynaMed [Internet]. Chickenpox. Informação atualizada em 25 de junho de 2018. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 15 mar. 2019.

Nursing Reference Center [Internet]. LAWRENCE, Patricia; SMITH, Nathalie. Chickenpox (Varicella). Glendale, CA, 27 jul. 2018. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 22 mar. 2019.

Autor do resumo: 
Gustavo José Miranda da Cunha

Revisores do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Gabriella Neves Cury
Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!