quarta-feira, 22 de maio de 2019

O que é edema pulmonar?


O edema pulmonar é o excesso de líquido nos pulmões, causando falta de ar e inchaço em algumas partes do corpo.
***
O edema pulmonar é o excesso de líquido nos pulmões, o que torna a respiração difícil. Muitos casos de edema pulmonar decorrem de doenças no coração, é o chamado edema pulmonar cardiogênico. Porém, o edema pulmonar também pode ocorrer quando alguém tem pneumonia, trauma da parede torácica (que ocorre, por exemplo, em acidentes de trânsito), exposição a toxinas e medicamentos ou quando se está visitando ou praticando exercícios em locais com alta altitude (muito acima do nível do mar). Os edemas pulmonares que não são causados por problemas no coração são os edemas pulmonares não-cardiogênicos. O edema pulmonar é dividido em agudo ou crônico. O edema pulmonar agudo se desenvolve rapidamente e requer cuidado médico de emergência. O edema pulmonar crônico demora mais para se desenvolver. O edema pulmonar agudo e o edema pulmonar crônico levam à uma dificuldade para respirar, que piora quando o paciente se movimenta. As complicações do edema pulmonar acontecem devido ao aumento na pressão no sangue dentro dos vasos sanguíneos do pulmão. O aumento da pressão sanguínea no pulmão pode levar o sangue a se acumular no lado direito do coração e esse sangue acaba indo parar em órgãos do corpo, causando inchaço nas pernas, nos pés, na barriga e no fígado. 

Referências: 
MayoClinic [Internet]. Pulmonary edema. Informação atualizada em abril de  2018. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/pulmonary-edema/symptoms-causes/syc-20377009. Acesso em: 18 abr. 2019.

MayoClinic [Internet]. Pulmonary edema. Informação atualizada em agosto de  2018. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/pulmonary-edema/diagnosis-treatment/drc-20377014. Acesso em: 18 abr. 2019.

Autor do resumo: 
Jéssica Nara Targino Cavalcante

Revisores do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Gabriella Neves Cury

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!