terça-feira, 28 de maio de 2019

Como tratar um nariz quebrado?


Trata-se o nariz quebrado ou fraturado por meio do realinhamento manual do nariz, compressas de gelo, medicamentos para dor e/ou cirurgia. 
***
Quando o nariz foi quebrado ou fraturado, é importante que a pessoa respire somente pela boca e se incline para frente para não engolir o sangue que desce pelo nariz. Imediatamente, após a fratura de nariz, pode-se usar compressas com gelo, colocadas sobre o nariz, sem fazer força ou pressão. Conforme recomendação médica, poderão ser usadas compressas com gelo no nariz para diminuição do inchaço. Quando deitada, ou na hora de dormir, uma pessoa com fratura no nariz deve ficar com a cabeça mais elevada. Para diminuir a dor, podem ser usados medicamentos como os anti-inflamatórios e os analgésicos. O tratamento para a fratura do nariz pode ser feito por realinhamento manual, quando o médico usa instrumentos para colocar de volta no lugar os ossos e cartilagem que foram fraturados. Como o realinhamento manual causa dor no nariz, o médico pode dar medicamentos por injeção ou spray nasal para que esse procedimento doa menos. Se houver muitas fraturas no nariz, ou se houver mais de 14 dias que o nariz quebrou e não foi tratado, pode ser necessário fazer cirurgia para realinhar os ossos. Existe também o tratamento para as complicações das fraturas de nariz. Uma das complicações é o desvio de septo, em que um dos lados de passagem de ar do nariz fica diminuído, gerando dificuldade para se respirar. O tratamento para o desvio de septo inclui medicações como descongestionantes nasais (usados para desentupir o nariz) e anti-histamínicos, que aliviam os sintomas, mas para corrigir definitivamente o desvio de septo será necessário realizar uma cirurgia. Outra complicação de fraturas no nariz que deve ser tratada é o hematoma septal. O hematoma septal é uma porção de sangue coagulado que pode bloquear a entrada de ar no nariz e o seu tratamento é a drenagem, que deve ser feita logo para prevenir danos à cartilagem do nariz. 

Referências: 
MayoClinic [Internet]. Broken nose. Informação atualizada em abril de 2018. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/broken-nose/symptoms-causes/syc-20370439. Acesso em: 05 maio 2019.

MayoClinic [Internet]. Broken nose. Informação atualizada em abril de 2018. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/broken-nose/diagnosis-treatment/drc-20370444. Acesso em: 05 mai. 2019.

Autor do resumo: 
Jéssica Nara Targino Cavalcante

Revisores do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Gabriella Neves Cury

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!