segunda-feira, 27 de maio de 2019

Como tratar a pneumonia?


A pneumonia deve ser tratada de acordo com a idade do paciente, de sua gravidade e se ela foi causada por bactéria ou vírus, podendo demandar internação e uso de antibióticos.
***
O tratamento de uma pneumonia depende da idade do paciente, da gravidade da doença e se ela foi causada por uma bactéria ou por um vírus. Alguns pacientes muitos doentes, sobretudo, crianças pequenas ou bebês podem precisar ficar internadas em um hospital. A pneumonia causada por uma bactéria é tratada com antibióticos. Antibióticos são medicamentos que matam as bactérias e impedem que elas se multipliquem. No entanto, o médico pode indicar o uso de antibióticos para o tratamento da pneumonia viral quando não for possível excluir a hipótese de pneumonia causada por bactéria. Quando se está usando um antibiótico é importante tomá-lo durante todo o período recomendado pelo médico mesmo que a pneumonia já tenha melhorado ou desaparecido. A maioria das pessoas tratadas com antibióticos começam a se sentir melhor após 2 a 3 dias do início do tratamento, mas podem ainda sentir cansaço e apresentar tosse por algumas semanas ou meses após o tratamento. Xaropes ou outros medicamentos para tosse, geralmente, não funcionam e podem causar efeitos colaterais. Para prevenir a pneumonia é importante lavar as mãos com água e sabão ou usar o álcool gel, quando a lavagem das mãos, com água e sabão, não for possível.

Referências: 
UpToDate [Internet]. Patient education: Pneumonia in children (the basics). Informação atualizada em: 13 de janeiro de 2016. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 23 jun. 2017.

Autor do resumo: 
Nivaldo Sena da Silva

Revisores do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Gabriella Neves Cury

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!