sábado, 11 de maio de 2019

Como funcionam as vacinas?


As vacinas estimulam o sistema de defesa do organismo para que ele reconheça rapidamente os microorganismos invasores e não ocorra a doença.
***
Quando uma pessoa fica doente, é o sistema imune, ou seja, o sistema de defesa do organismo que cura a infecção. O sistema imune é composto de células e algumas substâncias. Algumas células do sistema imune, chamadas de células de memória, ficam com um registro de como combater aquela doença. As células fazem esse registro a partir de partes desses micróbios. Assim, quando aquele micróbio infectar a pessoa novamente, o sistema imune reconhece rapidamente que aquilo é algo perigoso e consegue reagir antes do micróbio se reproduzir e provocar a doença. As vacinas, por sua vez, ajudam o sistema de defesa do organismo a reconhecerem rapidamente a presença de um microorganismo invasor. A maioria das vacinas é segura para todas as pessoas, mas existem alguns casos em que algumas vacinas não devem ser aplicadas. Pessoas com alergia a proteína do ovo devem consultar o médico antes de tomar a vacina para febre amarela. Gestantes não devem tomar as vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, HPV, dengue e febre amarela. A vacina da dengue e da febre amarela também estão contra indicadas para paciente com imunidade baixa como os portadores de HIV e transplantados, essas vacinas devem ser prescritas por médicos, caso o paciente necessite. Entretanto, também há grupos de pessoas especiais que necessitam de mais vacinas como os diabéticos, pessoas portadoras de doenças pulmonares crônicas e trabalhadores da saúde que devem tomar a vacina da gripe todos os anos, por exemplo. Para solucionar suas dúvidas sobre vacinação converse com um profissional de saúde.

Referências: 
AccessMedicine [Internet]. Tinoco, Roberto. et. al. Goodman & Gilman's: The pharmacological basis of therapeutics: immune globulins and vaccines. New York: Lange,  2019. Disponível  em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 16 abr. 2019.

Autor do resumo: 
Gabriella Neves Cury

Revisores do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!