quarta-feira, 20 de março de 2019

Qual é o tratamento para pré-diabetes?


O tratamento da pré-diabetes consiste em perder peso, corrigir a alimentação e praticar exercícios físicos. Em alguns casos, são utilizados medicamentos.
***
O tratamento da pré-diabetes tem o objetivo de prevenir que o paciente se torne diabético, por meio da mudanças nos hábitos de vida, como alterações na alimentação e a prática de atividade física. Para pessoas que estão acima do peso, emagrecer é uma parte importante do tratamento, de maneira que o médico pode orientar qual é o peso ideal de cada paciente e quanto deve perder. Além de ajudar na prevenção do diabetes, a perda de peso pode contribuir para melhorar a pressão arterial e os níveis de colesterol. Com relação à alimentação, recomenda-se que o paciente tenha uma dieta saudável, ingerindo alimentos naturais, como vegetais, frutas, grãos integrais, e carnes vermelhas e brancas. É recomendado também evitar alimentos industrializados e com muito açúcar. Além das orientações gerais, é importante a realização de acompanhamento com um nutricionista, que pode auxiliar na elaboração de cardápios mais individualizados de acordo com as preferências e possibilidades de cada paciente. Para a prática de atividades físicas, de modo geral, é indicado que o paciente faça 30 minutos de exercício físico moderado por dia, como caminhar ou nadar. É importante conversar com um profissional da saúde sobre qual é o nível de exercício recomendado para cada pessoa e , se possível, receber orientações de um educador físico, que poderá também orientar o paciente para a execução de atividades direcionadas e eficazes para o objetivo de cada indivíduo. Em alguns casos, dependendo do risco de evolução da pré-diabetes para diabetes, o médico pode orientar também o uso de medicamentos.

Referências: 
Dynamed [Internet] Prediabetes overview. Informação atualizada em maio de 2014. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/ Acesso em: 5 fev. 2017.

Dynamed [Internet] Diagnosing diabetes and learning about prediabetes. Informação atualizada em 21 de novembro de 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 5 fev. 2017.

Autor do resumo: 
Lenisa de Mello e Souza

Revisores do resumo: 
Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Maira Carla de Jesus Antonio

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!