sexta-feira, 8 de março de 2019

Quais são os efeitos adversos dos medicamentos para convulsões?


Os medicamentos para convulsões podem causar vários efeitos colaterais, como: dificuldades para andar, distúrbios gastrointestinais, sonolência e cansaço.
***
Desde meados da década de 1990, o número de medicamentos usados no tratamento de convulsões duplicou. Vários deles apresentam importantes interações com outros medicamentos. Em pacientes do sexo feminino em idade fértil, alguns medicamentos para convulsão reduzem a eficácia dos contraceptivos orais (pílula anticoncepcional). O paciente deve ser conscientizado e educado sobre outras formas de evitar a gravidez. Medicamentos mais antigos estão associados a deficiência de vitamina D e perda óssea precoce. Os níveis de vitamina D devem ser monitorados em todos os pacientes que estejam fazendo tratamento com medicamentos para convulsões. Para alguns pacientes, a suplementação de vitamina D pode estar indicada. Os medicamentos para convulsões podem causar vários efeitos colaterais no paciente. Entre os efeitos colaterais mais comuns estão a dificuldade para andar, problemas gastrointestinais, muito sono, aumento de peso ou perda de peso, queda de cabelo, tremores das mãos, resfriado, irritabilidade / mudanças de humor, insônia, perda de apetite, confusão, cansaço, hiperatividade em crianças, doenças no cérebro, osteoporose, sensibilidade à luz, manchas roxas na pele, pressão alta, dores musculares, coceira, muita saliva na boca e alterações comportamentais. Reações alérgicas foram relatadas com todos os medicamentos antiepilépticos, assim como mudanças de humor e ideação suicida. Em geral, o tratamento para os efeitos colaterais é a descontinuação do medicamento até que os sintomas tenham sido resolvidos. No entanto, a descontinuação do medicamento resulta em um aumento do risco de convulsões recorrentes. Dessa maneira, o tratamento adequado deve ser orientado por um neurologista que verificará o medicamento e a dosagem mais adequados para o paciente.

Referências: 
AccessMedicine [Internet]. Jacobs, C.S.; Milligan, T.A. Seizures. In: McKean, S.C. et al. Principles and Practice of Hospital Medicine. 2ed. New York, NY: McGraw-Hill; 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 10 fev. 2017.

Autor do resumo: 
Claudio Vinicius de Assis Rondado

Revisores do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Gabriella Neves Cury

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!