sexta-feira, 8 de março de 2019

Os protetores solares funcionam para todos os tipos de pele?


Os protetores solares são recomendados e funcionam para todos os tipos de pele. Quanto maiores os fatores de proteção solar (FPS), maior a proteção para a pele.
***
Os protetores solares tem como função proteger a pele dos raios ultravioleta e evitar queimaduras provocadas pelo sol e são divididos em diferentes fatores de proteção, ou FPS. Os fatores de proteção são medidos em laboratório e representam a comparação entre o tempo que a pele leva para ficar avermelhada com e sem o protetor solar. Assim, quanto maior o fator, maior é o tempo que uma pessoa leva para ficar avermelhada quando comparado ao tempo que ela ficaria sem o protetor. Por exemplo, com o fator 15, uma pessoa que ficaria avermelhada em 10 minutos sem o protetor, com ele, demoraria duas horas e meia para ficar com a pele vermelha, ou seja, demoraria 15 vezes mais tempo para ficar vermelha. Por isso, vale dizer que quanto maior o fator, maior a proteção. Pessoas de pele mais escura tem maior quantidade de melanina, que também age como protetora, e, portanto, se queimam menos facilmente e tem menor risco de desenvolver doenças como o câncer de pele. Por isso, quanto mais clara a pele, maior é o fator de proteção necessário. Entretanto, não apenas o fator, mas também a quantidade de protetor aplicada na pele e a maneira de aplicar também influenciam na efetividade do produto. Por isso, para a melhor proteção possível, é recomendado: usar protetores com 15 FPS ou mais; aplicar o protetor solar 15 a 30 minutos antes de sair de casa; reaplicar o protetor solar a cada duas horas; e, manter o produto em temperatura ambiente. Sempre se deve usar a medida de pelo menos duas colheres de sopa rasas de protetor solar (30mL) para o corpo inteiro de um adulto. O protetor solar é recomendado independente do tipo de pele e é importante para prevenir o envelhecimento precoce e, principalmente, o câncer de pele.

Referências: 
AcessMedicine [Internet]. LIM, HW. Photoprotection: sunscreen. In: Goldsmith, Lowell et al. Dermatology in general medicine. New York: McGraw-Hill, 2012, 8 ed. Disponível em: <http://psbe.ufrn.br/>. Acesso em 09 de dezembro de 2017.

Acess Medicine [Internet]. Soutor, C. Principles of management. In: Soutor, C; Hordinsky, M. Clinical dermatology. New York: McGraw-Hill, 2013, 1 ed. Disponível em: <http://psbe.ufrn.br/> . Acesso em 09 de dezembro de 2017.

Autor do resumo: 
Gabriella Neves Cury

Revisores do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Gabriella Neves Cury

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!