quarta-feira, 6 de março de 2019

O que é vasculite?


Vasculite é uma inflamação dos vasos sanguíneos que afeta o suprimento do sangue nos órgãos e no corpo, causando fadiga, fraqueza, febre, dor muscular etc.
***
Vasculite significa inflamação dos vasos sanguíneos. Vasos sanguíneos são uma rede de artérias e veias que levam sangue do coração para todos os órgãos e tecidos do corpo e depois retornam o sangue para o coração. Os vasos sanguíneos variam de tamanho de muito largo até muito estreitos. Na vasculite, a inflamação dos vasos sanguíneos podem deixá-los grossos, fracos, estreitos, largos ou com cicatrizes. Tais danos podem dificultar a passagem de sangue pelos vasos sanguíneos, o que compromete o suprimento sanguíneo dos órgãos e partes do corpo e seu funcionamento. Os sintomas da vasculite variam de pessoa para pessoa e depende do tipo de vasculite assim como da localização dos vasos sanguíneos que estão inflamados. Alguns sintomas comuns da vasculite são: fadiga ou fraqueza, febre, dor muscular ou nas juntas, manchas no corpo, falta de apetite, perda de peso, dor de barriga, urina escura ou avermelhada e dor, formigamento ou adormecimento de partes do corpo. As alterações nos vasos sanguíneos decorrentes da vasculite também podem levar a sangramentos devido a ruptura dos vasos. O diagnóstico de vasculite pode ser difícil de ser feito, porque seus sintomas são semelhantes aos de muitas outras doenças. Para o diagnóstico é necessário que o médico entenda a história clínica do paciente, realize o exame físico e solicite exames, como o exame de sangue ou exames por imagem, como radiografia, ressonância magnética, exame dos pulmões e biópsia (retirada de um pequeno pedaço de uma lesão). Os exames solicitados pelo médico dependerão dos sintomas do paciente.

Referências: 
UpToDate [Internet]. Patient education: vasculitis, beyond the basics. Informação atualizada em: 24 de agosto de 2016. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 09 fev. 2018

Autor do resumo: 
Nivaldo Sena da Silva

Revisores do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Gabriella Neves Cury

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!