sexta-feira, 8 de março de 2019

O que é poliarterite nodosa?


Poliarterite nodosa é um tipo de vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos) que acomete rins, pele, articulações, músculos, nervos e sistema digestivo.
***
Poliarterite nodosa é uma vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos) que acomete rins, pele, articulações, músculos, nervos e sistema digestivo. A poliarterite nodosa afeta adultos de meia idade e, às vezes, crianças. A causa da poliarterite nodosa ainda é desconhecida, mas, em alguns casos, há uma associação com a leucemia e as hepatite B e C. Os sintomas da poliarterite nodosa são cansaço, perda de peso, fraqueza, febre, dor abdominal, sangue nas fezes, lesões na pele, sensações de formigamento e perda de sensibilidade. Uma característica importante da doença é que ela não afeta os pulmões. As lesões de pele na poliarterite nodosa aparecem mais comumente nas pernas, são, geralmente, vermelhas e elevadas, podem ser dolorosas, e estão associadas ao edema (inchaço) das pernas. A poliarterite nodosa pode acometer os rins, o que leva a pessoa a ter hipertensão (pressão alta) e comprometimento da filtração do sangue. A dor abdominal (dor na barriga) ocorre devido à redução do fluxo de sangue para o intestino e ocorre logo após as refeições, levando o indivíduo a comer menor quantidade de alimentos e a perder peso. Outros sintomas que podem ocorrer são dor em pernas e braços, devido ao acometimento dos músculos, e a dor nos testículos, em homens. A suspeita da doença é feita a partir do conjunto dos sintomas associado a achados de exames laboratoriais, mas deve ser confirmada por meio de biópsia (retirada de um pequeno pedaço de um órgão para análise no microscópio). Ainda não existem exames laboratoriais específicos para a poliarterite nodosa, entretanto exames de sangue ou imagem são usados para avaliar o grau de acometimento dos órgãos ou para excluir outras possíveis doenças.

Referências: 
UpToDate [Internet]. Clinical manifestations and diagnosis of polyarteritis nodosa in adults. Informação atualizada em: 07 de dezembro de 2017. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 01 abr. 2018

Autor do resumo: 
Nivaldo Sena da Silva

Revisores do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Gabriella Neves Cury

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!