terça-feira, 5 de março de 2019

O que é incontinência urinária?

A incontinência urinária é a perda involuntária (sem querer) de urina, ou seja, a pessoa faz xixi sem conseguir controlar.
***
A incontinência urinária é a perda involuntária (sem querer) de urina, ou seja, a pessoa faz xixi sem conseguir controlar. Na incontinência urinária, a pessoa pode ter, de repente, uma vontade de fazer xixi sem conseguir controlar ou fazer xixi quando faz esforço ou espirra.  A incontinência urinária não é uma doença, mas sim um sintoma, uma condição em que a pessoa se encontra. A incontinência urinária também pode aparecer como a necessidade de fazer xixi muitas vezes ao dia, mais do que a pessoa geralmente faz. Outro sintoma que alguém com incontinência urinária pode ter é a nictúria, que significa acordar para fazer xixi a noite, esse sintoma é comum quanto mais velha for a pessoa. Qualquer pessoa pode ter esses sintomas algumas vezes, caso prenda o xixi por muito tempo, por exemplo. No entanto, se alguém perde urina frequentemente, sem querer, pode ser que ela tenha incontinência urinária. Uma das causas de incontinência urinária é o aumento da pressão na barriga, que pode ocorrer quando uma pessoa tosse, espirra ou faz algum esforço, como levantar peso. O aumento da pressão na barriga é uma das causas de incontinência urinária em grávidas. A bexiga urinária é feita de músculo, assim, a incontinência urinária também pode ocorrer em casos que a bexiga passa a contrair (apertar) muito, fazendo com que o xixi vaze. Porém, também existem casos em que a incontinência urinária ocorre sem que o músculo da bexiga contraia. Problemas no músculo da bexiga podem ser detectados por um exame chamado de teste urodinâmico. Algumas situações que aumentam a vontade de fazer xixi e levam ao vazamento de xixi em quem possui incontinência urinária são o frio e o barulho de água corrente. Grupos de risco para a incontinência urinária incluem mulheres adultas que engravidaram e/ou tiveram parto vaginal, obesos, pessoas de idade avançada e pessoas que possuem casos de incontinência urinária na família. Em crianças, a incontinência urinária pode ser causada por problemas congênitos (a criança já nasceu com eles), lesões e cirurgias na região genital, dentre outros. A incontinência urinária pode causar problemas na pele, como a dermatite, devido ao contato do xixi com a pele. Em crianças que usam fraldas, a incontinência urinária pode não causar grandes problemas sociais. Mas em crianças maiores e adultos, a incontinência urinária é uma condição que prejudica a qualidade de vida, levando a frustração e vergonha. É importante buscar um médico quando há suspeita de incontinência urinária para que ela seja tratada ou aliviada, melhorando a vida do paciente.

Referências: 
Dynamed [Internet]. Urinary incontinence in women. Informação atualizada em: 14 Nov. 2018. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 15 dez. 2018

Access Medicine [Internet]. Hoffman, B. L. et al. Williams gynecology. 3ed.  New York: McGraw-Hill. 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 17 dez.  2018.

Autor do resumo: 
Jéssica Nara Targino Cavalcante

Revisores do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Gabriella Neves Cury

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!