quarta-feira, 6 de março de 2019

Como tratar a vasculite?


O tratamento da vasculite, a depender do caso, é realizado com medicamentos corticoides, medicamentos imunossupressores ou medicamentos biológicos.
***
O tratamento da vasculite depende do tipo de vasculite e da área do corpo acometida pela doença. De modo geral, o tratamento pode incluir o uso de corticoides. Devido aos riscos do uso prolongado de corticoides, eles são utilizados apenas durante o tempo indicado pelo médico. Entretanto, algumas pessoas necessitam de tratamento com corticoides por longos períodos para controlar os sintomas e prevenir que a doença se agrave. Em tais casos, é necessário realizar o acompanhamento dos efeitos colaterais dos corticoides, como diabetes, ganho de peso ou osteoporose (enfraquecimento dos ossos). Devido ao risco de osteoporose, existem medicamentos que podem ser utilizados para prevenir fraturas causadas pela osteoporose. Em casos de vasculites mais graves, medicamentos imunossupressores, ou seja, que reduzem o sistema de defesa do corpo (sistema imune) podem ser necessários. Uma nova classe de medicamentos, chamados de biológicos, estão crescentemente sendo usados para tratar algumas formas de vasculite. Os medicamentos biológicos mais novos incluem o rituximabe, tocilizumabe e os anti TNF. Todos os imunossupressores tem como potencial efeito colateral o aumento do risco de infecções e cada medicação tem outros possíveis efeitos colaterais que devem ser acompanhados por um médico.

Referências: 
UpToDate [Internet]. Patient education: vasculitis, beyond the basics. Informação atualizada em: 24 de agosto de 2016. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 09 fev. 2018

Autor do resumo: 
Nivaldo Sena da Silva

Revisores do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Gabriella Neves Cury

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!