sábado, 9 de março de 2019

Como evitar a violência sexual contra crianças?


Uma das formas de se evitar a violência sexual contra crianças é conhecer as pessoas que convivem com a criança, dentro de casa, na escola e demais ambientes.
***
A maioria dos abusos sexuais é praticada por pessoas conhecidas, na maioria das vezes, membros da família, amigos e cuidadores. Deve-se desconfiar de adultos que usam álcool ou drogas, abusam de seus cônjuges, passam um longo período de tempo com a criança voluntariamente ou aqueles de cuja presença a criança não gosta. Caso a criança precise de uma babá, deve-se tentar saber mais sobre a babá por meio de seus familiares e amigos, conversar com a babá e a criança, ao chegar em casa, sobre como foram as coisas durante o dia e deixar que a babá saiba que a criança não esconde segredos de seus pais. Caso opte por deixar a criança numa creche, escolha uma que permita que os pais entrem a qualquer hora, de modo que seja possível fazer visitas-surpresa para ver como as atividades estão sendo realizadas. Deve-se também conversar com os pais das outras crianças que estão na mesma creche. Com relação às tecnologias, atente-se ao uso de Internet feito pela criança. Ensine a criança a não dar seu endereço de email, número de telefone ou endereço residencial para estranhos. Certifique-se de que a criança conte a respeito de quaisquer textos, e-mails, mensagens ou ligações de estranhos que ela esteja recebendo. Apesar de difícil, é muito importante conversar com a criança sobre assuntos sexuais, adequando a explicação à idade da criança, de modo que ela consiga identificar quando alguém esteja abusando dela sexualmente.


Referências: 
AccessMedicine [Internet]. Schmitt B. D. Sexual abuse: protect your child. In: Barton D. Schmitt. Pediatric advisor 2017.4. Cork: RelayHealth, 2016. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 17 jan. 2016.

Autor do resumo: 
Nivaldo Sena da Silva

Revisores do resumo: 
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!