terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Você sente dor no calcanhar?


Fascite plantar é uma inflamação da fáscia plantar (tecido elástico que liga o osso do calcanhar aos dedos do pé) que resulta em dor no calcanhar.
***
A fascite plantar, muitas vezes chamadas de esporão no calcanhar, é uma condição degenerativa e inflamatória. Ocorre na fáscia plantar, que é uma faixa de tecido elástico que corre ao longo da sola do pé, conectando o calcanhar aos dedos do pé. Na sola do pé, há também uma camada de gordura que ajuda os calcanhares a absorver o peso colocado nos pés. À medida que se envelhece, a fáscia plantar perde sua elasticidade e a “almofada” de gordura no seu calcanhar fica mais fina. Portanto, com o passar do tempo, se perde parte da capacidade de absorver os impactos da sua movimentação diária. As atividades do dia a dia, que envolvem os pés, podem danificar a fáscia plantar e causar inchaço, contusão ou ruptura. Impacto repetido no calcanhar, como de correr, caminhar ou ficar em pé, são exemplos de atividades que podem vim a lesionar a fáscia plantar. Danos na fáscia plantar podem resultar em fascite plantar, caracterizada por inchaço e dor no calcanhar. Atletas são um dos públicos mais afetados pelo fascite plantar. A dor é mais intensa normalmente pela manhã, quando o calcanhar entra em contato com o solo pela primeira vez no dia. Ao passar do dia, a dor costuma diminuir, porém, ao passar muito tempo de pé, levantar após muito tempo sentado ou após a realização de exercícios físicos, a dor pode voltar a ser intensa. A fascite plantar ocorre normalmente com o envelhecimento, porém, controlar a diabetes, o peso, não passar muito tempo de pé durante o dia a dia, usar sapatos confortáveis e não fazer movimentos repetidos que causam grande impacto aos pés (como saltos e longas corridas), pode ajudar a prevenir a fascite plantar. O diagnóstico de fascite plantar pode incluir exames de imagem, como a radiografia e a ressonância magnética, mas nem sempre esses exames são necessários.

Referências: 

DynaMed [Internet]. Plantar fasciitis. Informação atualizada em: 19 de novembro de 2018. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 10 fev. 2019.

Autor do resumo: Gustavo José Miranda da Cunha

Revisores do resumo:  Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!