quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Quais são os sinais de violência física contra a criança?


As lesões de pele, como manchas roxas e queimaduras, são umas das principais pistas para a suspeita de violência física contra a criança.

***
As lesões de pele são umas das principais pistas para a suspeita de violência física contra a criança. Deve-se também pensar em maus tratos quando, além da presença de lesões, a história do acidente não é consistente com as características das lesões ou com o nível de desenvolvimento da criança. Alguns tipos de lesões de pele que podem estar presentes em crianças vítimas de violência física são as equimoses e as queimaduras. Equimoses, popularmente chamados de mancha roxa ou pisadura, são lesões de pele que podem aparecer na criança por meio de acidentes ou de agressões físicas. Crianças ativas estão sujeitas a terem múltiplas equimoses, podendo ser difícil diferenciar equimoses decorrentes de acidentes daquelas resultantes de agressões físicas. A localização, a quantidade, a distribuição, o formato e a cor são características das equimoses que podem ajudar a identificá-las como lesões decorrentes de maus tratos. Equimoses com coloração azul, roxa ou vermelha indicam, por exemplo, lesões mais recentes, enquanto equimoses amareladas indicam lesões de alguns dias atrás. Equimoses em regiões macias do corpo como glúteo, barriga, coxas, genitais, orelhas ou bochechas são incomuns em acidentes, devendo então levantar suspeitas de violência física. Nos casos de violência física, o formato das equimoses pode sugerir a forma do objeto ou da parte do corpo usada para a agressão. Os agressores podem ter usado, por exemplo, amarras, cintos, dedos das mãos, sola dos sapatos ou os dentes nos casos de mordidas. Queimaduras por líquidos, também podem ser sinais de violência contra a criança quando apresentam algumas características, como margens bem delimitadas, ausência de marcas de respingos do líquido, ou quando a lesão de queimadura atinge igualmente ambos lados do corpo. As regiões mais comumente acometidas no caso de queimaduras por líquidos decorrentes de maus tratos são glúteo, costas ou coxas. No caso de agressão com objetos quentes, como cigarro ou ferros de passar roupa, as lesões são geralmente mais delimitadas e profundas do que aquelas causadas por acidentes com esses objetos.

Referências: AccessMedicine [Internet]. Pride H. B. Skin signs of physical abuse. In: Lowell A. Goldsmith et al. eds. Fitzpatrick’s dermatology in general medicine. 8ed. New York: McGraw-Hill, 2012. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 14 jan 2018.

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisores do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!