quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Quais são os principais sintomas do diabetes?

Os sintomas do diabetes são: urinar várias vezes, sentir muita sede e fome, ter perda da sensibilidade, problemas visuais, sexuais, renais e circulatórios.

***
O diabetes mellitus é uma doença endócrina caracterizada pelo aumento de açúcar no sangue que ocorre quando o indivíduo tem uma resistência ou não produz o hormônio insulina. Existem dois tipos de diabetes: o tipo 1, quando o indivíduo não produz insulina ou produz muito pouco e o tipo 2, quando o indivíduo produz insulina, mas ele desenvolveu uma resistência à insulina, ou seja, o hormônio insulina não consegue agir adequadamente. Assim, o açúcar que deveria ir para o interior das células fica no sangue. Os indivíduos com maior risco para desenvolver diabetes são os obesos, aqueles que fazem pouca atividade física, os que ingerem muito açúcar ou carboidratos, os fumantes e as mulheres que tem a síndrome do ovário policístico. Os sintomas da diabetes podem ser divididos entre aqueles que ocorrem quando o sangue fica com muito açúcar por algum tempo (semanas), como urinar várias vezes por dia, sentir muita sede o dia todo, sentir muita fome, ficar com a visão embaçada; e os sintomas que ocorrem quando o sangue fica com muito açúcar por muito tempo (anos), como perda da sensibilidade da pele, infecções frequentes, deficiência visual, disfunção sexual, problemas renais e circulatórios. Quando o sangue fica com muito açúcar por muito tempo, pode gerar ainda outros problemas graves, tais como: a necessidade de amputação de um membro, perda da função dos rins e aumento das chances de infarto. Por isso, é muito importante consultar um médico e tentar manter os níveis de açúcar no sangue controlados.

Referências: DynaMed [Internet]. Diabetes mellitus type 2 in adults. Informação atualizada em: 21 de março de 2018. Acesso em: 28 mar. 2018

Autor do resumo: Ângelo Alves Favaro
Revisores do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!