quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

O que é sinusite aguda?


Sinusite aguda é uma doença que pode causar dor de cabeça, febre, obstrução nasal, tosse e saída de catarro pelo nariz por até 30 dias.

***
Sinusite aguda é uma doença que pode causar tosse (com catarro ou sem catarro), obstrução nasal (nariz entupido), corrimento de catarro na parte de trás da garganta e pelo nariz, febre, indisposição, mau hálito, dor ou inchaço rosto e dor de garganta por até 30 dias. A sinusite aguda pode ser viral, quando causada por um vírus, ou bacteriana, quando causada por uma bactéria. O vírus ou a bactéria causam infecção e inflamação de cavidades que existem naturalmente nos ossos da face (do rosto), causando os sintomas. Essas cavidades se chamam seios da face. O diagnóstico da sinusite aguda é feito por meio dos sintomas, e o tipo da sinusite é identificado por meio da duração e da evolução dos sintomas ao longo do tempo. Pessoas com resfriado ou pessoas que sofrem de rinite alérgica têm maiores chances de ter sinusite, pois essas duas doenças causam nariz entupido, o que facilita a infecção dos seios da face. A pessoa com sinusite bacteriana pode ter complicações graves, tais como meningite, celulite periorbitária (infecção ao redor do olho) e outras. Os sinais destas complicações incluem dor de cabeça persistente com vômitos e inchaço ao redor do olho, vômitos que não desaparecem em até 24 horas, confusão mental ou sonolência, e alterações de sensibilidade ou força em alguma parte do corpo.

Referências: UpToDate [Internet]. Acute bacterial rhinosinusitis in children: clinical features and diagnosis. Informação atualizada em: 14 de março de 2017. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 28 jul. 2017.

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisores do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!