sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

O que é pneumonia?


Pneumonia é a inflamação dos pulmões geralmente devido a infecções por vírus e bactérias.

***
Os pulmões são os órgãos que permitem que o oxigênio, presente no ar que respiramos, seja absorvido pelo sangue que, por sua vez, transporta o oxigênio para as demais partes do corpo. Os pulmões também permitem que o gás carbônico produzido pelo nosso corpo seja eliminado para o ar. Nossos pulmões estão constantemente em contato com diversos microrganismos como bactérias, fungos ou vírus. Geralmente, nosso sistema de defesa (sistema imune) tem resistência suficiente para impedir que esses agentes invadam nosso pulmão. Entretanto, quando nossa resistência está, por algum motivo, reduzida, ocorre a invasão dos pulmões por um determinado microrganismo. Isso também pode ocorrer quando a quantidade de microrganismos que chega aos pulmões é grande demais ou quando o microrganismo que entra em contato com os pulmões é novo e muito agressivo. Diante da agressão de um microrganismo aos pulmões, nosso corpo reage liberando diversas substâncias que atraem diversos tipos de células de defesa para os pulmões, na tentativa de eliminar o agente invasor, ocasionando o que é chamado de inflamação. A pneumonia é a inflamação dos pulmões, geralmente causada por vírus ou bactérias. Pessoas acamadas têm grandes chances de ter pneumonia, pois podem aspirar secreções ou alimentos para dentro dos pulmões, levando juntamente, grande quantidade de microrganismos. O tabagismo, o etilismo, a desnutrição e alguns medicamentos (como antipsicóticos, antiácidos, corticosteroides e sedativos) também aumentam as chances de se ter pneumonia. A inflamação dificulta a troca de oxigênio e gás carbônico entre os pulmões e o ar, levando indivíduo a ter falta de ar. A pneumonia ocasiona também sintomas como tosse com catarro esverdeado ou amarelado, dor no peito, respiração acelerada, febre e mal estar. A pneumonia afeta mais frequente crianças e idosos, mas pode ocorrer em todas as idades. O diagnóstico da pneumonia é feita por meio dos sintomas, do exame físico e por radiografia.

Referências:
UpToDate [Internet]. Community-acquired pneumonia in children: clinical features and diagnosis. Informação atualizada em: 20 de janeiro de 2017. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 23 jun. 2017.

UpToDate [Internet]. Pneumonia in children: epidemiology, pathogenesis, and etiology. Informação atualizada em:15 de março de 2017. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 23 jun. 2017.

Autor do resumo:
Nivaldo Sena da Silva

Revisores do resumo:
Dr. Abel Magalhães, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!