segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

O que é hidrocele?


Hidrocele é o acúmulo de líquido na bolsa escrotal, região onde estão os testículos, também conhecida como saco escrotal.

***
Hidrocele é o acúmulo de líquido na bolsa escrotal, região onde estão os testículos, também conhecida como saco escrotal. Esse líquido no interior da bolsa escrotal pode vir da cavidade abdominal (interior da barriga) ou pode ser formado na própria bolsa escrotal. A hidrocele é comum em recém nascidos e pode ser causada pelo não fechamento de um canal entre a cavidade abdominal e a bolsa escrotal. Em crianças maiores e adolescentes, a hidrocele pode ser causada por infecção ou torção nos testículos, tumores ou acidentes. A hidrocele surge como um aumento de tamanho da bolsa escrotal. Quando o líquido da hidrocele vem da cavidade abdominal, a hidrocele aumenta de tamanho com o choro, a tosse, o esforço e ao longo do dia. Por outro lado, quando o líquido da hidrocele vem da própria bolsa escrotal ela não aumenta de tamanho com o choro ou o esforço. O diagnóstico da hidrocele pode ser feito pelo exame da bolsa escrotal com uma fonte de luz, que permite que seja visto o líquido transparente no seu interior. Pode ser necessário fazer um exame de ultrassom para se investigar a causa da hidrocele. A maioria das hidroceles em recém-nascidos desaparecem sozinhas, geralmente até o primeiro ano de vida, sendo necessário apenas a observação. A cirurgia é indicada nos casos em que a hidrocele no recém-nascido persiste além do primeiro ano de vida. Outras indicações de cirurgia são: hidroceles cujo líquido vem da cavidade abdominal e hidroceles que causam sintomas ou que afetam a pele da bolsa escrotal. A hidrocele em pessoas mais velhas raramente desaparece sozinha e apresenta risco de ocasionar uma hérnia inguinal encarcerada, um tipo de hérnia que causa sintomas e que pode ser perigosa. As hidroceles de causa desconhecida frequentemente não apresentam sintomas. Quando a hidrocele é causada por uma outra doença, a hidrocele desaparece após a doença ser tratada.

Referências: UpToDate [Internet]. Cause of painless scrotal swelling in children and adolescents. Informação atualizada em: 9 de maio de 2016. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 12 jul. 2017.

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisores do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!