sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Como é o tratamento da esquizofrenia?


A esquizofrenia é tratada com medicamentos. Os familiares da pessoa com esquizofrenia podem fazer terapia  para aprender a lidar essa condição.

***
A esquizofrenia é tratada com medicamentos que ajudam a controlar os sintomas. Os medicamentos para esquizofrenia geralmente reduzem os sintomas, mas às vezes leva-se tempo, tentando diferentes medicamentos antes de se encontrar aqueles que funcionam melhor e que causam menos problemas para aquela pessoa. Os medicamentos usados para tratar esquizofrenia pode causar efeitos indesejáveis desconfortáveis. Caso os medicamentos causem efeitos indesejáveis, deve-se relatar ao médico, pois o médico pode ajustar a dose, trocar o medicamento, ou adicionar outros, de modo a reduzir os efeitos indesejáveis. Para manter a esquizofrenia sob controle geralmente é necessário tomar os medicamentos pelo resto da vida. É importante que se tome os remédios conforme a orientação do médico, caso contrário, os sintomas podem voltar ou piorar. Terapias com os familiares podem ser necessárias para ensiná-los habilidades importantes, como maneiras de evitar a piora da doença, maneiras de lidar com os sintomas, de modo que sejam menos estressante, e conceitos como o de que a esquizofrenia é uma doença do corpo, como as demais doenças, e de que não há ninguém culpado pela doença.

Referências: UpToDate [Internet]. Patient education: schizophrenia (the basics). Informação atualizada em: 27 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 21 jul. 2017.

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisores do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!