quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Como controlar vômitos?


O tratamento do vômito inclui beber água em pequenas quantidades, de forma pausada e frequente, repousar e evitar alimentos sólidos.

***
O tratamento para o vômito, independentemente da idade ou da causa, inclui: beber água somente em pequenas quantidades, de forma pausada e frequente; repousar; evitar alimentos sólidos até o episódio de vômito ter passado; interromper temporariamente todos os medicamentos que são ingeridos pela boca, pois podem irritar o estômago e piorar o vômito. Se o vômito e a diarreia durarem mais de 24 horas, deve ser usada uma solução de reidratação oral para prevenir e tratar a desidratação. Os vômitos associados à cirurgia, radioterapia, álcool e morfina podem ser tratados com medicamentos, assim como os vômitos associados à gravidez e à vertigem. No entanto, o médico deve ser consultado antes de se usarem medicamentos. O vômito pode ser prevenido ao consumir pequenas quantidades de bebidas açucaradas, como sucos de frutas, desde que não sejam de laranja e limão. Bebidas com açúcar acalmam o estômago melhor do que outros líquidos. Em caso de vômitos, é importante descansar na posição sentada ou em uma posição inclinada, ou seja, com algum apoio na cabeça e nas costas. De forma geral, as pessoas devem se alimentar com calma e evitar atividades físicas e brincadeiras durante e logo após as refeições. Os vômitos frequentes podem estar sendo causados por diversos problemas de saúde. Logo, é sempre adequado consultar um médico para fazer uma avaliação da situação.

Referências: AccessMedicine [Internet]. Nausea and vomiting in infants and children. Atualizada em setembro de 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 01 dez. 2017.

Autor do resumo: Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisores do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!