segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Bebês podem tomar chá?

Até os seis meses de vida, o bebê deve ser alimentado com leite materno. Bebês com mais de 6 meses de vida e que não sejam prematuros podem beber alguns chás.
***
Bebês com mais de 6 meses e que não sejam prematuros podem tomar alguns tipos de chás como o chá de hortelã, o chá de erva cidreira, o chá de camomila e o chá de erva doce. Nos casos em que a mãe não pode ou não deseja amamentar, são usadas fórmulas infantis. Bebês que usam fórmulas infantis precisam beber água, além da fórmula. Mesmo assim, os bebês que usem fórmula infantil devem beber apenas água pura, até o 6 meses de idade. É importante lembrar que, mesmo após os 6 meses de idade, os chás não substituem a água. Por isso, água deve ser sempre oferecida ao bebê e chás devem ser um evitados.  No preparo do chá para o bebê, nada além da erva deve ser utilizada. Não se deve acrescentar açúcar ou mel no chá. Chás como tratamento para doenças só devem ser empregados quando são recomendados, diretamente, por um pediatra. Chá de anis estrelado, chá preto, chá mate e chá verde não devem ser usados no primeiro ano de vida da criança, pois contêm cafeína.

Referências:
Dynamed [Internet]. Feeding the term infant. Informação atualizada em: 31 de maio de 2017. Disponível  em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 23 fev. 2019.

Dynamed [Internet]. Infantile colic. Informação atualizada em: 5 de outubro de 2018. Disponível  em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 23 fev. 2019.

Autor do resumo:
Gabriella Neves Cury

Revisores do resumo:
Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!