terça-feira, 11 de dezembro de 2018

O que é íleo paralítico?


O íleo paralítico ocorre quando o intestino para de realizar os movimentos responsáveis por mover o alimento, causando enjoos, vômitos, dor abdominal e inchaço.

***
O íleo é uma parte do corpo humano localizada no final do intestino delgado. O íleo paralítico ocorre quando o intestino para de realizar os movimentos responsáveis por mover o alimento. Para que ocorra a digestão, o intestino precisa empurrar o alimento por todo o sistema digestivo. O movimento que empurra os alimentos pelo sistema digestivo é chamado de peristalse. Por isso, quando ocorre o íleo paralítico, todo o alimento fica parado em um ponto do intestino. O íleo paralítico pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em adultos e idosos. O íleo paralítico ocorre mais frequentemente após cirurgias abdominais. Porém, o íleo paralítico também pode ocorrer por infecções no abdome, infecções generalizadas, traumas abdominais e também pode ser o resultado do uso de alguns medicamentos. Os sintomas mais comuns no íleo paralítico são enjoos, vômitos, dor abdominal e inchaço na região do abdome. O paciente com íleo paralítico também pode parar de evacuar e de eliminar gases. O íleo paralítico é diagnosticado por meio de exame médico e pela radiografia de abdome, mas o médico também pode solicitar outros exames como tomografia e exame de sangue.

Referências: AccessMedicine [Internet]. Papadakis, M.A. et. al. Current medical diagnosis & treatment: gastrointestinal disorders. New York: Lange,  2019. Disponível  em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 11 out. 2018.

Autor do resumo: Gabriella Neves Cury
Revisores do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!