terça-feira, 11 de dezembro de 2018

O que é coqueluche?


Coqueluche, também chamada de tosse convulsa ou tosse comprida, é uma infecção respiratória que pode levar a crises respiratórias graves.

***
A coqueluche é uma doença causada por bactérias e transmitida de pessoa para pessoa pelo ar, quando alguém com coqueluche tosse, espirra ou fala. Os recém-nascidos são os que mais sofrem com a coqueluche, pois eles ainda não foram totalmente imunizados pela vacina e possuem uma maior fragilidade a doenças. Cerca de metade dos casos de coqueluche atinge adolescentes e adultos, mas, neste caso, os sintomas são mais leves. A coqueluche geralmente começa com sintomas semelhantes aos do resfriado: nariz entupido, espirros, febre baixa, tosse leve, garganta seca e apneia (pausa na respiração, mais comum em recém-nascidos prematuros). Após 1 a 2 semanas, começam as crises de tosse seca. A tosse fica mais frequente, intensa e apresenta sons altos com caráter de sibilo (assobio). Logo após cada crise de tosse, o doente poderá se sentir exausto, podendo ficar roxo (devido a falta de ar após tossir tanto), além de vomitar. Entre as crises, o paciente pode se sentir bem. O médico deve ser consultado sempre que houver uma suspeita de coqueluche, quando o paciente tiver crises de tosse seca ou quando a pessoa tiver contato com alguém que tenha coqueluche. A coqueluche pode durar em torno de 6 semanas, sendo uma doença altamente contagiosa. Assim, o paciente pode ser afastado de ambientes como a escola e o trabalho e deve descansar. As crises de tosse podem persistir mesmo durante o tratamento médico. Para evitar a coqueluche, a vacina tríplice bacteriana (DTP) é realizada nos primeiros meses de vida da criança. As mulheres grávidas devem tomar uma dose da vacina dTPa (versão mais leve da vacina DTP) na segunda metade da gestação. No Brasil, tanto a vacina DTP quanto a vacina dTPa estão disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde.

Referências: DynaMed [Internet]. Pertussis. Informação atualizada em: 22 de setembro de 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/ Acesso em: 06 out. 2018.

Autor do resumo: Gustavo José Miranda da Cunha
Revisores do resumo: Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Prof. Dr. Fabio Carmona

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!