segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Qual o tratamento para psoríase?


Os sintomas da psoríase podem ser reduzidos com hidratantes corporais, óleos de banho, medicamentos, xampu, sol ou luz artificial, conforme orientação médica.

***
Até a presente data, não há cura definitiva para a psoríase. O objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e reduzir a vermelhidão. Existe uma série de tratamentos para aliviar os sintomas da doença. O médico irá ajudar o paciente a decidir qual é o melhor tratamento. Hidratante corporal e óleos de banho podem ajudar a manter a pele hidratada, se estiver ficando muito seca e rachada, remover algumas das escamas ou manchas ásperas e reduzir a coceira. Podem ainda ser empregados alguns medicamentos prescritos pelo médico, como cremes, unguentos, loções e géis. O paciente deve aplicar esses medicamentos em suas áreas afetadas. O paciente pode usar xampus especiais para a psoríase no couro cabeludo. O médico pode prescrever medicamentos na forma oral (pílula, comprimido, cápsula etc) ou de injeção. Isso é mais comum em casos graves. A luz solar pode melhorar a psoríase, mas é preciso ter cuidado para não permanecer no sol por muito tempo. Uma queimadura solar pode piorar a condição. O médico poderá orientar como usar a exposição à luz solar com segurança como uma forma de tratamento. A terapia de luz pode ser outra opção se os sintomas estiverem isolados em certas áreas do corpo. Com este tratamento, a pele afetada é exposta a formas controladas de luz artificial. Pacientes que sofrem de psoríase podem desenvolver artrite psoriática. Isso afeta as articulações e causa inchaço, rigidez e dor. A psoríase pode ser associada a outras condições de saúde, com diabetes e doenças cardíacas.

Referência: AccessMedicine [Internet]. Psoriasis. Atualizada em setembro de 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 30 nov. 2017.

Autor do resumo: Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!