quinta-feira, 1 de novembro de 2018

O que é psoríase?


A psoríase é uma doença da pele, ocorrendo quando o excesso de células forma um tipo de mancha escamosa na pele de cor vermelha e branca.

***
A psoríase é uma doença crônica de pele, ou seja, que dura muito tempo. Existem vários tipos de psoríase. O tipo principal é a psoríase em placas, que ocorre quando o excesso de células da pele forma um tipo de erupção cutânea, ou seja, um tipo de mancha na pele de cor vermelha e branca. Os sintomas da psoríase podem incluir: manchas vermelhas ou rosadas na pele; pele áspera; pele escamosa; pele seca que pode rachar e sangrar; pele que queima; pele com coceira ou ferida; unhas grossas; e, em casos mais graves, bolhas cheias de pus nas manchas vermelhas da pele. Os sintomas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, sendo os lugares mais comuns os joelhos, os cotovelos e o couro cabeludo. A psoríase é iniciada quando surge um problema com o sistema imunológico. O sistema imunológico protege o corpo contra infecções e doenças. Quando o paciente tem psoríase, alguns glóbulos brancos atacam erroneamente as células da pele. A maioria das pessoas com psoríase tem entre 15 e 35 anos. A psoríase pode ser genética, ou seja, passa de pais para filhos por meio dos genes herdados. Contudo, a psoríase não é contagiosa, ou seja, não pegamos psoríase quando tocamos ou entramos em contato com pessoas que tenham psoríase. Existem diferentes graus de psoríase. A psoríase é considerada leve quando os sintomas cobrem menos de 3% do corpo, é considerada moderada quando os sintomas cobrem de 3% a 10% do corpo, e é considerada grave quando os sintomas cobrem mais de 10% do corpo. As pessoas que têm psoríase podem ficar períodos de tempo sem os sintomas. Entretanto, em alguns momentos da vida, a psoríase pode aumentar ou piorar. Os fatores que podem gerar ou agravar as crises de psoríase são: estresse, pele seca, irritação da pele, tempo frio, infecções, doenças que enfraquecem o sistema imunológico, certos medicamentos, como os beta-bloqueadores para hipertensão arterial. Pode ser difícil diagnosticar a psoríase. Isso ocorre porque ela se parece a outros problemas de pele, como o eczema. Assim, para definir o diagnóstico, o médico fará um exame físico e avaliará os todo os sintomas do paciente.

Referência: AccessMedicine [Internet]. Psoriasis. Atualizada em setembro de 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 30 nov. 2017.

Autor do resumo: Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!