domingo, 25 de novembro de 2018

O que é artrite piogênica?

A artrite piogênica é a infecção de uma ou mais juntas dos ossos, podendo causar dor, inchaço e vermelhidão, além de causar sintomas como febre, vômitos e mal estar.

***
A artrite piogênica é a infecção de uma ou mais juntas dos ossos. Essas juntas também são chamadas de articulações. A artrite piogênica ocorre quando um microrganismo como, por exemplo, uma bactéria invade a articulação e o resultado é a infecção dessa região, o que leva à inflamação. A artrite piogênica afeta principalmente crianças do sexo masculino entre 2 e 3 anos de idade. As causas e os sintomas da artrite piogênica podem variar de acordo com a idade da criança afetada.  Em crianças mais novas, a artrite piogênica pode ser causada pela passagem de bactérias no sangue, que em algum momento atingem a articulação. Outra causa de artrite piogênica em crianças mais jovens é uma doença chamada osteomielite, em que a infecção passa dos ossos para as juntas, porém essa causa é menos comum. Em adolescentes, a artrite piogênica costuma ser causada por doenças que afetam outras regiões do corpo, mesmo as distantes da articulação. A artrite piogênica também pode ser causada por acidentes, em que são formadas feridas na região das articulações e isso facilita a infecção da articulação. Geralmente, a artrite piogênica tem maior chance de acontecer caso o sistema imune (de defesa) da criança esteja enfraquecido, o que acontece em crianças prematuras ou que nasceram com menos de 2 quilos e meio. A artrite piogênica pode levar à paralisia temporária em crianças mais novas, porque a inflamação causa dor e isso atrapalha o movimento da articulação afetada. Outros sintomas da artrite piogênica em crianças jovens são irritabilidade e falta de apetite. A artrite piogênica pode causar, em crianças mais velhas e adolescentes, febre, vômitos e mal estar, além de também dificultar a movimentação. Alguns sinais nas juntas como inchaço, quentura e vermelhidão também são observados nas crianças com artrite piogênica. O diagnóstico da artrite piogênica é realizado por meio da observação das condições dos pacientes, além da realização de exames laboratoriais, radiografia e por meio da retirada do líquido contido na articulação. Caso haja suspeita de artrite piogênica, é importante procurar um médico pois é uma doença que pode ser grave e precisa de tratamento para sua cura. Quando a artrite piogênica é tratada corretamente e curada, a criança recupera os movimentos.

Referência: Dynamed [Internet]. Septic arthritis in children. Informação atualizada em: 13 Jun. 2018. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/ Acesso em: 08 Out. 2018

Autor do resumo: Jéssica Nara Targino Cavalcante
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!