domingo, 25 de novembro de 2018

Como a bronquiolite é tratada?


O tratamento da bronquiolite é feito com cuidados domésticos ou hospitalares, oxigênio umidificado, se necessário, e medicamentos broncodilatadores.

***
A bronquiolite geralmente dura duas a três semanas. A maioria das crianças com bronquiolite pode ser cuidada em casa. É importante estar atento às mudanças nas dificuldades respiratórias, incapacidade de falar ou chorar por dificuldade em respirar, ou fazer ruídos grunhidos a cada respiração. A bronquiolite é uma doença autolimitada. Isso significa que normalmente ela irá melhorar à medida que o sistema imunológico elimine o vírus do organismo. Não existem medicamentos que ajudem a eliminar o vírus. Os antibióticos, que são usados ​​para tratar infecções causadas por bactérias, não são eficazes para bronquiolite. Se o paciente tiver uma infecção bacteriana associada, como pneumonia, o médico pode prescrever um antibiótico para isso. Os medicamentos utilizados no tratamento da bronquiolite ajudam a controlar os sintomas de falta de ar e tosse, mas não aceleram a cura da doença. Estes medicamentos incluem os broncodilatadores (que abrem as vias aéreas). Uma pequena parcela dessas crianças precisa de cuidados hospitalares. No hospital, o paciente pode receber oxigênio umidificado para manter o nível de oxigênio suficiente no sangue, e soro, através de uma veia, para prevenir a desidratação. Em casos graves, um tubo pode ser inserido na traqueia para ajudar a respiração da criança.

Referência: Dynamed [Internet] Bronchiolitis. Atualizada em fevereiro de 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/index.php. Acesso em: 25 de jul. 2017.

Autor do resumo:  Claudio Vinicius de Assis Rondado
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Maira Carla de Jesus Antonio

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!