terça-feira, 4 de setembro de 2018

Qual é a relação entre o envelhecimento e o ganho de peso corporal?


Com o envelhecimento, os órgãos vão perdendo sua função, há a diminuição de hormônios e o indivíduo passa a gastar menos energia, o que aumenta o peso corporal.

***
Embora, o ser humano esteja vivendo mais anos, estudos mostram que os órgãos humanos vão perdendo sua função a partir dos 30 anos de idade.  A velocidade de perda de funções é de 1% ao ano e se torna mais significativa quando o organismo começa a ter dificuldade em responder a fatores de estresse externos. Essa perda acontece em diversos sistemas do organismo: neurológico, visual, respiratório, cardiovascular, muscular e o endócrino, que é o sistema relacionado aos hormônios. Como o envelhecimento, ocorre ainda a diminuição da massa muscular e óssea, bem como a deterioração das cartilagens, fazendo com que a pessoa perca força muscular, altura e tenha maior risco de ter fraturas. Além disso, há diminuição de hormônios andrógenos, do hormônio do crescimento (GH) e da tireoide, e também a diminuição da taxa metabólica basal, ou seja, o indivíduo gasta menos energia, o que aumenta o ganho de peso e aumenta a chance de que tenha alguma doença na tireoide.

Referência: AccessMedicine [internet] Clinical Implications of the aging process. In: Kane, R.L.et al. eds. Essentials of clinical geriatrics. 8ed. New York: McGraw-Hill, 2018.                                              Disponível em: http://psbe.ufrn.br Acesso em: 4 abr. 2018.

Autor do resumo: Ângelo Alves Favaro
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!