terça-feira, 18 de setembro de 2018

Qual é o tratamento para doença de Huntington?


O tratamento para doença de Huntington visa alívio dos sintomas e pode ser feito com medicamentos, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.

***
A doença de Huntington, ou coreia de Huntington, é uma doença genética que causa uma perda progressiva das células que compõem nosso cérebro, os neurônios. Apesar de não haver tratamento definitivo para doença de Huntington, existem medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas da doença. Entretanto, eles não previnem a progressão da doença. Tais medicamentos podem reduzir alguns sintomas relacionados a movimentos e a alterações psiquiátricas por um certo período. Várias intervenções podem ajudar o paciente a se adaptar às alterações em suas habilidades. Dessa forma, o tratamento sofre mudanças ao longo do tempo, dependendo dos sintomas presentes a cada momento da vida do paciente. Apesar de ajudarem na melhora de alguns sintomas da doença, os medicamentos apresentam efeitos indesejáveis. A tetrabenazina ajuda a reduzir as coreias (movimentos indesejados) mas pode ocasionar ou agravar a depressão. Drogas antipsicóticas, como o haloperidol, podem ser usadas para reduzir as coreias, mas pioram as contrações involuntárias (distonias). Antidepressivos, antipsicóticos e estabilizadores do humor ajudam nos sintomas psiquiátricos da doença de Huntington, mas podem apresentar efeitos colaterais como náusea, diarreia, tontura, ganho de peso, tremor e movimentos indesejáveis. A fonoaudiologia pode ajudar na melhora da fala e da deglutição e na adaptação a novos meios de comunicação. A fisioterapia pode ensinar exercícios seguros para melhora de força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação, reduzindo o risco de quedas. A terapia ocupacional pode ajudar o paciente, a família e os cuidadores no uso de equipamentos que podem melhorar as habilidades, como corrimãos, dispositivos para banho ou utensílios para comer ou beber adaptados para pessoas com dificuldades na movimentação.

Referência: Mayo Clinic [Internet]. Huntington’s disease. Informação atualizada em: julho de 2014. Disponível em: http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/huntingtons-disease/basics/definition/con-20030685. Acesso em: 5 abr. 2017

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!