quinta-feira, 13 de setembro de 2018

O que é osteonecrose?


A osteonecrose é uma doença que causa dor e destruição progressiva do osso ou articulação de uma determinada parte do corpo.

***
A osteonecrose é uma doença que causa dor e destruição progressiva do osso ou articulação (junta) de uma determinada parte do corpo. Os locais mais comuns de aparecimento da osteonecrose são o quadril, joelho, coluna e mãos ou pés. Em alguns casos, a osteonecrose pode estar presente em mais de um local. O sintoma principal da osteonecrose é a dor, que aparece ou piora ao movimento ou quando se põe carga (peso) sobre a região afetada. Em grande parte dos indivíduos a dor ocorre mesmo ao repouso ou durante a noite, enquanto que uma pequena quantidade de pessoas com osteonecrose não apresentam nenhum sintoma. Exames de imagem são necessários para o diagnóstico da doença, sendo a ressonância magnética o exame mais apropriado para identificar a doença nas fases iniciais. O raio X somente mostra alterações mais tardias da doença, após já ter ocorrido muito dano no osso e na articulação. Ainda não se sabe o que leva algumas pessoas desenvolverem esta doença. Entretanto, alguns fatores de risco foram identificados, como: uso de medicamentos corticosteroides, alcoolismo, lúpus eritematoso sistêmico, doença falciforme e fraturas.

Referência: UptoDate [Internet]. Osteonecrosis (avascular necrosis of bone). Informação atualizada em 21 de março de 2018. Disponível em: http://www.sibi.usp.br. Acesso em: 18 jun. 2018.

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!