terça-feira, 11 de setembro de 2018

Como é o tratamento do pênfigo vulgar?


O pênfigo vulgar é tratado por meio de medicamentos que controlam o sistema de defesa do nosso corpo e de pomadas que aliviam os sintomas.

***
O pênfigo vulgar é tratado por meio de medicamentos que controlam o sistema de defesa do nosso corpo (sistema imune) e de pomadas ou cremes que aliviam os sintomas. O uso de medicamentos corticosteroides geralmente é eficaz para o controle da doença. Entretanto, eles podem causar efeitos colaterais perigosos. Dessa forma, outros agentes podem ser utilizados a partir de determinado período do tratamento, juntamente com os corticosteroides, no intuito de retirá-los posteriormente. Além desses medicamentos, pomadas ou cremes para aliviar a dor também são indicados. É importante também manter uma higiene bucal adequada, escovando os dentes com uma escova de dentes macia, pelo menos duas vezes ao dia. Conforme as feridas vão melhorando e novas feridas ficam menos frequentes, os medicamentos vão sendo reduzidos pouco a pouco até que se tenta retirá-los. Entretanto, algum tempo após o tratamento, a doença pode reaparecer. Como pênfigo vulgar pode trazer graves consequências para o paciente, o tratamento é sempre indicado logo de início, mesmo para aquelas pessoas que se apresentam uma doença leve. A principal complicação do tratamento do pênfigo vulgar é a infecção de pele, que deve ser prontamente tratada por um médico.

Referência: UpToDate [Internet]. Inicial management of pemphigus vulgaris and pemphigus foliaceus. Informação atualizada em: 22 de setembro de 2015. Disponível em: http://www.sibi.usp.br/. Acesso em: 26 mai. 2017

Autor do resumo: Nivaldo Sena da Silva
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!