terça-feira, 31 de julho de 2018

Os tratamentos alternativos para a acne funcionam?


Pasta de dente, lavar o rosto e o uso de cosméticos não melhoram a acne. A acne pode melhorar com uma alimentação de baixo índice glicêmico.

***
A maioria dos tratamentos alternativos para acne não funciona. Reduzir o consumo de chocolate, por exemplo, não melhora a acne. Da mesma forma, lavar o rosto também não ajuda a reduzir o número de espinhas. O aparecimento da acne está relacionado a processos dentro do organismo, principalmente com hormônios chamados androgênios. A acne não está relacionada à higiene. Por isso, a lavagem do rosto não é um bom tratamento. De acordo com os estudos, as limpezas faciais e os cosméticos não servem para tratar a acne e inclusive podem machucar a pele. O uso de pasta de dente e gelo não reduzem a acne. A pasta de dente e o gelo podem piorar a inflamação e deixar a acne ainda mais vermelha e dolorida. Já, o estresse pode aumentar a acne, assim como o consumo de suplementos alimentares a base da proteína de leite. O consumo excessivo de leite desnatado também pode piorar o quadro de acne.  Atualmente, o recomendado é o uso de uma dieta com alimentos menos industrializados, como vegetais, nozes, legumes e alimentos integrais. O tratamento deve ser orientado por um profissional de saúde e, mesmo com o tratamento correto, o resultados não são imediatos e só devem aparecer de 1 a 2 meses.

Referência: DynaMed [Internet]. Acne. Informação atualizada em jun de 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 11 dez. 2017.

Autor do resumo: Gabriella Neves Cury
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!