terça-feira, 31 de julho de 2018

Como reduzir o ganho de peso excessivo na gravidez?


A redução do ganho de peso excessivo durante a gravidez é realizado por meio de um planejamento alimentar e exercícios físicos adequados.

***
A redução do ganho de peso excessivo durante a gravidez é realizado por meio de um planejamento alimentar e exercícios físicos adequados. As mulheres devem consultar um nutricionista para auxiliar no seu planejamento alimentar antes, durante e após a gravidez. Considerando as preferências alimentares, a rotina de atividades realizadas pela mulher, as condições de vida e as condições econômicas, o nutricionista fornecerá um detalhamento mais preciso dos alimentos que são adequados para serem ingeridos, bem como sobre o tamanho e quantidade das porções diárias  necessárias. De forma geral, são hábitos alimentares saudáveis que podem auxiliar na redução do ganho de peso excessivo durante a gravidez: comer porções adequadas de alimentos a cada 3 horas; fazer 3 refeições e 2 lanches saudáveis por dia;  alimentar-se com frutas, vegetais, grãos integrais, derivados de leite, carnes ou ovos nas quantidades adequadas;  evitar o consumo de bebidas com açúcar e beber água com frequência ao longo do dia.  Além disso, é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas, tabaco e demais drogas antes, durante e após  a gestação, pois podem causar danos tanto para a mulher quanto para o bebê. Normalmente, o exercício físico é bastante benéfico para a gestante e também para o feto. É recomendado para a gestante que já era ativa antes de engravidar 30 minutos de exercício em 4 a 5 dias por semana, de exercício leve a moderado, que não leve risco ao feto. Já a mulher previamente sedentária, é recomendado 15 minutos de exercício em 3 dias por semana, aumentando a frequência e duração dos exercícios gradativamente. É importante que a gestante escolha a atividade que seja confortável, podendo realizar exercícios como caminhada, de resistência muscular e de alongamento. Para fazer o planejamento de suas ativides físicas, as mulheres devem consultar um médico e um educador físico a fim de que sua vida e a vida do bebê estejam protegidas. Casos de desconforto durante a realização de atividades físicas, devem ser relatadas ao médico e ao educador físico para que ajustes possam ser realizados.

Referências: DynaMed [Internet]. Weight gain in pregnancy. Informação atualizada em: 10/01/2018. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 23 abr. 2018.

Nascimento, Simony Lira do et al. Recomendações para a prática de exercício físico na gravidez: uma revisão crítica da literatura. Rev. Bras. Ginecol. Obstet.,  Rio de Janeiro,  v. 36, n. 9, p. 423-431,  set. 2014.

Drehmer, Michele. Ganho de peso gestacional: desfechos adversos na gravidez e retenção de peso pós-parto. 2010. Dissertação (doutorado em epidemiologia). Programa de pós-graduação em epidemiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Autor do resumo: Ângelo Alves Fávaro
Revisores do resumo: Nivaldo Sena da Silva, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!