terça-feira, 31 de julho de 2018

Como é o tratamento para acne?


O tratamento de casos leves de acne é feito com produtos contendo retinoides e, nos casos graves, com um medicamento oral chamado isotretinoína.

***
O objetivo do tratamento para acne é reduzir cicatrizes, infecções e problemas psicológicos, como depressão e ansiedade. A escolha do melhor tratamento é feita de acordo com a gravidade da acne, do tipo de pele (seca, mista ou oleosa) e da presença de cicatrizes. Todos os pacientes, independente do tipo de acne que possuam, devem evitar alimentos industrializados ou com muito açúcar. O consumo de chocolate não têm associação com a gravidade da acne. Também o uso de cosméticos e a frequência da lavagem do rosto não são considerados tratamentos para a acne. O tratamento para os casos mais leves é feito com pomadas ou cremes contendo medicamentos como, por exemplo, de retinoides, isoladamente ou combinados com ácido salicílico ou peróxido de benzoílo.  Nos casos graves de acne, o tratamento é feito com isotretinoína, um medicamento de uso oral. Em alguns casos, o dermatologista também pode usar antibióticos para tratar infecções na pele. Algumas mulheres podem melhorar da acne com o uso de anticoncepcional. O tratamento da acne é considerado um tratamento longo, pois os resultados do tratamento demoram até 2 meses para aparecer. Caso não haja melhora em 2 a 3 meses de tratamento, é necessária a investigação de outras causas para acne. O tratamento da acne deve ser realizado em conjunto com um dermatologista e o paciente não deve se automedicar.

Referência: DynaMed [Internet]. Acne. Informação atualizada em jun de 2017. Disponível em: http://psbe.ufrn.br/. Acesso em: 11 dez. 2017.

Autor do resumo: Gabriella Neves Cury
Revisores do resumo: Prof. Dr. Fabio Carmona, Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão

Você achou esta informação útil? Clique AQUI para dar a sua opinião!